O Centro São João Diego, em Guarapuava, recebeu nos dias 13 e 14 de maio, a IV Assembleia Eletiva da Pastoral do Dízimo do Regional Sul 2 da CNBB. O encontro contou com a participação de cerca de 35 assessores e coordenadores da Pastoral do Dízimo de nove Arqui/Dioceses do Paraná.

Um dos objetivos da assembleia foi trabalhar na finalização de um material de formação para agentes da Pastoral do Dízimo. Também, organizar a pastoral em nível diocesano, incentivando as pastorais paroquiais a partir do documento 106 da CNBB: “O dízimo na comunidade de fé – orientações e propostas”. O então coordenador, Pe. Anderson Bonin, afirma que o subsídio que está sendo preparado tem por meta “que cada agente do dízimo disponha de um material que ajude a compreender melhor a dinâmica da pastoral que é, antes de tudo, uma resposta ao dom, ao amor de Deus que se manifesta em nossa vida”.

Além da formação, a Assembleia foi oportunidade de partilha entre as Arqui/Dioceses do Paraná. Dom Bruno Elizeu Versari, bispo de Campo Mourão e referencial para a Pastoral do Dízimo no Paraná, participou de toda o encontro e afirma: “O primeiro objetivo do dízimo é evangelizar e é isso que nós partilhamos e buscamos compreender, a fim de facilitar para que em cada paróquia a missão aconteça. Com o dízimo podemos proporcionar que cada comunidade paroquial desenvolva, com boa qualidade, a missão de evangelizar”.

Outro objetivo da Assembleia foi eleger a nova coordenação regional, que ficou composta pelo padre Elves Allano Perrony, da diocese de São José dos Pinhais, como coordenador, e o padre Pedro Speri, da diocese de Campo Mourão, como vice-coordenador. Juntamente com Dom Bruno, os padres irão conduzir a Pastoral do Dízimo, em nível regional, pelos próximos quatro anos.

De acordo com Renato Ribinski e sua esposa Suzete Terezinha Orzechowski, coordenadores da Pastoral do Dízimo na Diocese de Guarapuava, a Assembleia foi um importante momento de partilha do triênio. “Contamos com os encaminhamentos de Dom Bruno sobre a necessidade de trabalhar as formações dentro das dioceses (paróquias e comunidades), em conjunto com o clero”, disse Renato.

No vídeo abaixo, Dom Bruno e Pe. Anderson comentam sobre o encontro.

Confira também o testemunho do casal Renato Ribinski e sua esposa Suzete Terezinha Orzechowski, coordenadores da Pastoral do Dízimo na Diocese de Guarapuava.

LITURGIA DIÁRIA

Últimos Posts