Entre os dias 7 e 21 de julho, a Comissão Regional de Presbíteros do Paraná (CRP-PR) realizou a 7ª edição da Formação Integral para Presbíteros (FIP). O evento aconteceu no Centro Diocesano de Formação, em Umuarama (PR), e reuniu 16 padres, vindos de 8 arqui/dioceses do Paraná.

A FIP é uma iniciativa da CRP-PR, realizada desde 2018, voltada aos padres com mais de dez anos de ministério presbiteral. A proposta oferece aos padres a oportunidade de dedicar um tempo de cuidado pessoal, em vista do fortalecimento de sua vocação. Durante 15 dias consecutivos, os participantes se afastam das atividades pastorais para viver um período de cuidado integral, contemplando as dimensões humana, espiritual, comunitária, intelectual e apostólica.
Inspirada na exortação apostólica pós-sinodal Pastores Dabo Vobis, do Papa São São João Paulo II, a programação da FIP inclui ações voltadas ao bem-estar físico e emocional dos presbíteros. Durante o encontro, os participantes realizam atividades físicas orientadas, recebem acompanhamento nutricional, passam por exames clínicos e consultas com especialistas, entre eles cardiologista, urologista, endocrinologista, nutricionista, fisioterapeuta e psicólogo.
Confira a matéria em vídeo:
O presidente da CRP-PR, padre Edson Zamiro da Silva, junto aos demais membros da presidência, é responsável pela organização e acompanhamento do desenrolar de toda a FIP. Segundo ele, a proposta parte de uma constatação simples: quem dedica a vida ao cuidado dos outros também precisa aprender a cuidar de si mesmo.
“A FIP contempla as várias dimensões da nossa existência e do nosso ministério presbiteral. Por isso é chamada de formação integral. Ela busca olhar para a totalidade da vida do presbítero: cuidar da saúde física, mental e espiritual. Há muitos padres cansados, exaustos, e esses 15 dias oferecem a oportunidade de olhar para si mesmo, crescer no autoconhecimento e tomar consciência da importância desse cuidado”, explica padre Edson.
A metodologia da FIP, teórico-prática, permanece a mesma desde a sua primeira edição, em 2018. Padre Edson enfatizou que ela tem por objetivo contemplar a integralidade da vida do presbítero.
“Por isso, nós temos aqui nutricionista, fisioterapeuta, educador físico, além de médicos que nos assistem durante esses 15 dias, como cardiologista, psiquiatra e psicólogo. Então, a FIP se desenvolve nessa dinâmica de olhar a pessoa do padre na sua totalidade, procurando cuidar da sua saúde mental, física e espiritual”, afirmou.
Na FIP, a programação de cada é intercalada com momentos de espiritualidade e a celebração diária da Santa Missa; direção espiritual; avaliação e exercícios acompanhados por um profissional de educação física; aprofundamento intelectual com conferências de Teologia e outras áreas do conhecimento; atendimento médico personalizado; partilha e convivência; além de uma alimentação balanceada e saudável, preparada por uma nutricionista.
Simone Mazur é nutricionista e acompanha a FIP desde a primeira edição. Ela explica que seu trabalho combina orientações teóricas com a experiência prática de uma alimentação mais natural.
Segundo Simone, a alimentação oferecida na FIP visa oferecer aos padres uma oportunidade de reeducação alimentar. “Evitamos ao máximo os alimentos industrializados, a fim de que eles possam ter esse processo de desintoxicação do organismo dentro desses 15 dias e possam voltar para a paróquia dando continuidade ao que eles aprenderam e experimentaram em relação à alimentação. Então, a ideia da FIP é ser um pontapé inicial para essa mudança de hábitos, para que eles continuem com esses hábitos mais saudáveis lá na paróquia, tanto na alimentação, quanto na atividade física e na prática de outras coisas que vão favorecer a saúde”, disse Simone.
A fisioterapeuta Andrielle Dopiate explica que sua atuação busca tanto aliviar dores já existentes quanto prevenir novos problemas decorrentes da rotina sacerdotal. “Avaliamos as atividades do dia a dia dos padres. Eles passam muitas horas celebrando missas, atendendo confissões e dirigindo. Trabalhamos questões de ergonomia e prevenção para que aprendam a cuidar melhor do próprio corpo”, disse Andrielle.
Também integrante da equipe multiprofissional, o professor de Educação Física, Diogo Peron, destaca a importância da prática regular de exercícios: “Colocar a importância da prática do movimento, a prática da atividade física no dia a dia, tanto do padre como pessoa, do padre como sacerdote, levando a se tornar um padre ativo para se tornar uma comunidade ativa”, afirmou.
Participantes destacam a experiência
Os padres que participaram da 7ª edição da FIP ressaltaram os frutos da formação para a vida pessoal e para o exercício do ministério.
“Participar desse encontro de Formação Integral para Presbíteros nos faz pensar em três coisas que são essenciais para a nossa vida: o cuidado físico, o cuidado com a alimentação e o cuidado com a nossa vida espiritual. Trabalhando esses três aspectos, nós conseguimos ter uma disposição e uma vida melhor e, automaticamente, atender melhor o povo que Deus confiou para nós”. (Padre Edson Mariano da Silva, da diocese de Jacarezinho).
“Essa preparação aqui na FIP tem me ajudado a pensar no cuidado comigo mesmo. Eu que sou chamado a cuidar de tantas pessoas na paróquia, aqui tenho parado para pensar e refletir sobre como cuidar de mim. Pois, como eu poderei ajudar outras pessoas, se eu mesmo não cuido de mim? Estou aqui fazendo essa grande experiência e, com certeza, já aprendi muitas coisas importantes que vou levar para a minha vida toda”. (Padre Luiz Carlos de Azevedo, da arquidiocese de Maringá.
“Foi extraordinário, devido a toda a programação que foi estabelecida, contemplando a dimensão espiritual, intelectual, física, alimentar. Então, a gente tem aprendido que a vida é um conjunto de tudo isso bem ornado, a fim de que a gente esteja bem fisicamente, mentalmente, para poder atender ao nosso povo. Então, os padres, de fato, deveriam fazer esse encontro que é oferecido uma vez por ano”. (Padre José Messias Almeida Santos, da diocese de Paranaguá).
Karina de Carvalho Nadal – Jornalista da CNBB Sul 2
Fotos e vídeos: Larissa Mendonça – Jornalista da Diocese de Umuarama (PR)









por