MUTICOMA Pastoral da Comunicação (Pascom) da Diocese de Guarapuava (PR)  realiza nos dias 1, 2 e 3 de agosto de 2014, a sua quarta edição do Mutirão Diocesano de Comunicação (Muticom). O evento será na Casa de Formação Nossa Senhora de Guadalupe, a Casa de Líderes.

Segundo Jorge Teles, Coordenador Diocesano da Pascom, o tema do evento será “Diocese em Comunicação” e terá, além das formações específicas para agentes e futuros agentes da Pastoral da Comunicação, também oficinas destinadas a outras pastorais e serviços da Igreja. “Comunicação na catequese, para catequistas; Atendimento Humanizado e Profissional na Paróquia, para aquelas pessoas que trabalham nas paróquias ou coordenam pastorais e movimentos; Oratória, que tem como público alvo aquelas pessoas que, por exemplo, realizam leituras e comentários nas missas ou coordenam grupos, conduzem reuniões; são alguns exemplos de público, que não são ligados a Pascom, mas que pretendemos atingir”, disse.

Para a Pascom haverá oficinas de Fotografia, Elaboração de jornais e texto jornalístico, e a oficina de Pastoral da Comunicação destinado àquelas paróquias, comunidades ou até mesmo dioceses que pretendam começar um trabalho com esta pastoral.

Outro ponto que o 4º Muticom pretende abordar é o recém publicado Documento 99 da CNBB, o Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil.  “O Diretório traz uma reflexão sobre os aspectos da comunicação e sua importância na vida da Igreja. Ele apresenta, inclusive, pistas de ações com propostas de diversas atividades. Precisamos conhece-lo bem e por isso dedicaremos no 4º Muticom um espaço especial para estudarmos esse documento. O assessor, para esse momento, será o jornalista Everton Barbosa, da Arquidiocese de Maringá (PR)”, revelou Teles.

Outra novidade no Mutirão Diocesano, segundo Jorge Teles, serão os Grupos de Trabalho (GTs) que compreende um espaço para partilha de experiências. “É importante conhecermos o que está se fazendo em termos de comunicação na nossa Igreja. Momentos como esses podem ser inspiradores além de valorizar o trabalho das Pascom”.

O Departamento de Comunicação da Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro) é um dos parceiros da Pascom na realização do Mutirão que também tem o apoio do Regional Sul 2 da CNBB, do Seminário Diocesano Nossa Senhora de Belém, do Jornal A Igreja na Diocese de Guarapuava e das rádios 93FM e Cultura AM 560.

O evento também estará aberto a participantes de outras dioceses do Paraná. As inscrições poderão ser feitas, nos próximos dias, no www.centralcultura.com.br. Neste site, em breve, a programação completa e outras informações do evento.

LITURGIA DIÁRIA

Últimos Posts