Diocese cornélio slogan 2Diocese de Cornélio Procópio celebra seus 40 anos de criação e também a restauração de sua Catedral

A comunidade católica do norte paranaense está em festa pela comemoração dos 40 anos de implantação da Diocese de Cornélio Procópio e a restauração da Catedral Cristo Rei.

Para marcar estas comemorações, neste domingo, 13 de outubro, aconteceu à dedicação da Catedral Cristo Rei, celebrando os 40 anos de instalação da Diocese e a restauração da Catedral, restauro iniciado em agosto de 2009. O evento teve início às 17h30min com a celebração da Santa Missa presidida pelo Bispo de Cornélio Procópio, Dom Getúlio Teixeira Guimarães, SVD e co-celebrada por vários Bispos e Padres do Paraná e de outras localidades. Uma multidão de pessoas vindas das paróquias da Diocese e outras localidades participaram da celebração num clima de unidade e alegria.

Após desmembramento da Diocese de Jacarezinho, em 26 de maio de 1973, a Diocese de Cornélio Procópio foi criada pelo Papa Paulo VI, através da bula “Votis et Precibus”. Em 13 de outubro do mesmo ano a diocese foi instalada com a posse do primeiro bispo, Dom José Joaquim Gonçalves.  Atualmente esta circuncisão eclesiástica reúne 19 municípios, com 25 paróquias, 30 padres diocesano e 8 padres religiosos. Os municípios pertencentes ao Bispado são: Jataizinho, Rancho Alegre, Assaí, Sertaneja, Uraí, São Jerônimo, Nova Santa Bárbara, Santa Cecília do Pavão, São Sebastião da Amoreira, Nova América da Colina, Leópolis, Sapopema, Santo Antonio do Paraíso, Cornélio Procópio, Congonhinhas, Santa Mariana, Curiúva, Figueira e Nova Fátima.

catedral reinauguração 1A instalação da Diocese completa 40 anos, mas a Catedral Cristo Rei, de Cornélio Procópio, que finaliza agora sua restauração, existe há mais tempo. A Paróquia Catedral foi concluída em maio de 1948, e a primeira missa celebrada neste templo aconteceu em 13 de junho de 1948.

Pascom Diocesana

LITURGIA DIÁRIA

Últimos Posts