IMG_9334O Conselho Missionário Regional (Comire) Sul 2 da CNBB (Paraná), realizou nos dias 05 a 07 de setembro, no Centro de Evangelização Família Sagrada (Cefas), localizado na cidade de Apucarana, a sua Assembleia anual. Este ano, o principal objetivo do encontro foi avaliar as atividades missionárias desenvolvidas nas 18 dioceses do Regional.

O evento contou com a participação de 88 pessoas, entre elas, dom Sergio Arthur Braschi, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, e bispo referencial da missão no Paraná, o diácono Pedro Avelino Lang, coordenador do Comire Sul 2 e várias equipes diocesanas (leigos, religiosos, religiosas e padres). representando 15 dioceses do Estado do Paraná.

A programação contemplou momentos de oração, reflexão e partilha de ricas experiências de trabalhos realizados nas dioceses, na Região amazônica com as Igrejas-irmãs, e além-fronteiras com o envio de três missionários que partem para a Guiné Bissau no próximo mês de outubro. As atividades do sábado foram concluídas com a participação dos missionários na Missa com a comunidade local, na catedral Nossa Senhora de Lourdes de Apucarana. A Santa Missa foi presidida por dom Sérgio e concelebrada por dom Luiz Soares Vieira, arcebispo emérito de Manaus (AM), além de padres e diáconos.

IMG_9429A assembleia escolheu os novos coordenadores do Comire Sul 2 e dos Conselhos Missionários Provinciais (Comipros) de Curitiba e Cascavel. O leigo Odaril José da Rosa, até então coordenador do Comipro de Curitiba assumiu a coordenação do Comire. A senhora Lúcia Miquelasso Scheffer, da diocese de São José dos Pinhais, assumiu a coordenação do Comipro de Curitiba e o padre Manoel Aparecido Monteiro assumiu o Comipro de Cascavel em substituição ao padre Neimar Aloísio Troes que estava na coordenação desde 2010.

No domingo, dia 7, foram elaborados o calendário de reuniões do Comire e Comipros e o programa das atividades a serem realizadas no ano de 2015. Os trabalhos foram encerrados no final da manhã com a missa de envio presidida por dom Sérgio, bispo de Ponta Grossa e concelebrada por vários padres e diáconos. Após um almoço de confraternização os participantes retornaram para as suas dioceses.

A próxima Assembleia terá caráter formativo e será realizada nos dias 04 a 06 de setembro de 2015 na Província de Cascavel.

LITURGIA DIÁRIA

Últimos Posts