Sem títuloComunicadores, religiosos e agentes de pastoral da Igreja Católica reúnem-se em Guarapuava neste final de semana no 4º Mutirão Diocesano de Comunicação. O evento, que é organizado pela Pastoral da Comunicação (Pascom) da Diocese de Guarapuava, tem por objetivo articular, animar e motivar a Pascom nas dioceses, paróquias e comunidades, fornecendo subsídios teóricos e práticos para sua implantação, oferecer formação na área de comunicação para a Pascom e outras pastorais, movimentos e serviços da igreja, bem como apresentar aos participantes o Documento 99 da CNBB: Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil.

Participam do evento, além de representantes de Guarapuava, pessoas vindas de Boaventura de São Roque, Turvo, Cantagalo, Quedas do Iguaçu, Altamira do Paraná, Pinhão, Porto Barreiro, Prudentópolis, Rosário do Ivaí, Paranavaí, Foz do Iguaçu, Cascavel, Apucarana, Umuarama, São José dos Pinhais, Londrina, Maringá, Curitiba, Imbituva e São Paulo.

“Nesses três dias de evento teremos palestras, oficinas, grupos de trabalho, debates, momentos de reflexão e oração. Para esta edição do Mutirão foi pensada uma programação que envolvesse formação para outras pastorais e setores da nossa igreja além da Pascom”, informou Jorge Teles, coordenador da Pastoral da Comunicação na Diocese de Guarapuava e no Regional Sul 2 da CNBB.

A abertura do evento será nesta sexta-feira (01), às 20h, com a palestra sobre Redes Sociais pelo jornalista, professor e mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Willian Correa.

Durante a manhã e tarde do sábado (02) os participantes terão oficinas na área de comunicação. “Comunicação na Catequese, na Liturgia, tratamento humanizado e profissional na paróquia, teatro, fotografia, Pastoral da Comunicação e produção de boletins e textos jornalísticos, serão os treinamentos oferecidos”, disse Teles. Ainda de acordo com o coordenador, o evento conta com o trabalho de 11 assessores, entre professores de oficinas e palestrantes, sendo 6 jornalistas, uma teóloga, uma publicitária, dois acadêmicos de jornalismo e um produtor teatral. Desses, uma doutora, uma doutoranda, três mestres e dois especialistas.

Ainda no sábado, no período da noite, haverá os Grupos de Trabalhos, onde serão partilhadas experiências de comunicação na Igreja.

No domingo (03) haverá a palestra e debate sobre o recém publicado Documento 99 da CNBB: Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, com Everton Barbosa, escritor, jornalista, assessor de imprensa da Arquidiocese de Maringá (PR) e apresentador do programa “CBN Conhecimento” na CBN Maringá. Barbosa é Especialista em Teologia Bíblica pela PUC (PR) e ganhador de vários prêmios de jornalismo, entre eles Ayrton Senna 2010, Sebrae 2011 e 2008 e Senai 2009.

O evento se encerra com a Santa Missa presidida pelo Bispo da Diocese de Guarapuava e referencial para a Comunicação no Regional Sul 2 da CNBB, Dom Antônio Wagner da Silva.

LITURGIA DIÁRIA

Últimos Posts