Maria Lúcia Pagliari Maciel, catequista da diocese de Umuarama (PR), foi escolhida por meio de sorteio entre todas as dioceses que compõe o Regional Sul 2 da CNBB

No próximo sábado, 13 de abril, uma nova página será escrita na história da Diocese de Umuarama e do Regional Sul 2 da CNB. Maria Lúcia Pagliari Maciel, uma leiga e catequista da paróquia São Sebastião, na cidade de Altônia (PR), será oficialmente instituída ao Ministério do Catequista. Este marco ocorrerá durante a 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Aparecida (SP).

 

Maria Lúcia será a representante do Regional Sul 2 da CNBB, após um sorteio entre as dioceses que compõem o regional. Sua indicação pela Equipe de Animação Bíblico-Catequética levou em consideração critérios pré-estabelecidos e sua notável experiência como catequista.

Ela é catequista há 39 anos, tem 55 anos de idade e é mãe de 5 filhos. Para ela, ser catequista é uma vocação. “Catequese é aquela fase que a gente passa durante a vida e sente que não é apenas o cumprimento de uma etapa, mas que é algo para a vida toda. Estou lisonjeada em representar todos esses catequistas, levo cada um comigo e peço que sintam essa alegria, quando eu estiver recebendo esse ministério”, finaliza.

O Ministério de Catequista, instituído pelo Papa Francisco em maio de 2021, é um serviço estável prestado à Igreja local, concedido a homens e mulheres de fé profunda e maturidade humana, que tenham uma participação ativa na vida da comunidade cristã.

A cerimônia, que promete ser um momento histórico, poderá ser acompanhada ao vivo pelos canais de comunicação do Santuário Nacional de Aparecida, a partir das 7h do sábado, 13 de abril.

Após a cerimônia, todas as Dioceses do Brasil iniciarão o processo de elaboração do Projeto de Formação para a Instituição do Ministério de Catequista, de acordo com os critérios estabelecidos no Documento 112 da CNBB. Esse é um passo significativo para a Igreja no Brasil e um momento de muito orgulho para a Diocese de Umuarama.

Assessoria de Imprensa da Diocese de Umuarama

LITURGIA DIÁRIA

Últimos Posts