terça-feira, 19 março 2024

A mim o fizestes: Um projeto para dar visibilidade ao trabalho das Pastorais Sociais

Durante a 39ª Assembleia do Povo de Deus, que aconteceu em Curitiba (PR) entre os dias 21 a 23 de setembro de 2018, foi trabalhado a 5ª Urgência apontada nas Diretrizes do Regional Sul 2: Igreja a serviço da vida plena. Dentro dessa 5ª urgência está a necessidade de “acompanhar e fortalecer as Pastorais Sociais”. Pensando numa forma concreta de atender a essa necessidade, foi proposto aos participantes da assembleia uma ação para tornar conhecido e fortalecer o trabalho das Pastorais Sociais e também despertar novas lideranças para atuar nelas.

Para concretizar isso, foi proposto um projeto que usa a comunicação, especialmente os vídeos, para divulgar na própria igreja o trabalho desenvolvido pelas Pastorais sociais. Em cada mês, até a próxima assembleia, a secretaria do Regional Sul 2 da CNBB, disponibilizará vídeos curtos, com testemunhos de pessoas que atuam em alguma pastoral social ou até mesmo de pessoas que já foram atendidas por elas. Sendo assim, em cada mês, em todas as paróquias e comunidades do Paraná, será promovida alguma Pastoral Social.

Os membros da assembleia aceitaram a proposta e no momento da aprovação já foi definido o nome: “A mim o fizestes”. A motivação para o nome vem do Evangelho de Mateus (Mt 25, 31-46), no qual Jesus se identifica com as pessoas que tem fome, sede, não tem o que vestir, com o doente, o migrante, o presidiário, dizendo que todas as vezes que fazemos algo por essas pessoas é a Ele mesmo que o fazemos. E o trabalho das Pastorais Sociais é direcionado justamente a essas pessoas em situação de vulnerabilidade.

BAIXE OS VÍDEOS DO PROJETO: “A MIM O FIZESTES”

VÍDEO DE APRESENTAÇÃO DO PROJETO


 

5 – Pastoral da Sobriedade [A mim o fizestes]


 

4 – Pastoral do Povo de Rua [A mim o fizestes] – LIBRAS


 

3 – PASTORAL DA SAÚDE (Farmácia solidária – Paróquia Santíssima Trindade Santuário Divino Pai Eterno, Arapongas – Diocese de Apucarana)

 


 

2 – PASTORAL DA PESSOA IDOSA (Paróquia Santa Cecília, Campo Largo – Arquidiocese de Curitiba)

 

1 – PASTORAL DO MIGRANTE (Paróquia São Pedro, Matinhos – Diocese de Paranaguá)