Nos dias 8 e 9 de março aconteceu a primeira reunião ordinária da Comissão Regional dos Presbíteros (CRP) do Paraná. Participaram padres representantes das 18 arqui/dioceses e das duas eparquias ucranianas do Paraná e o bispo referencial para os presbíteros, Dom Walter Jorge Pinto, bispo de União da Vitória (PR).
O objetivo desse encontro foi a partilha fraterna entre os padres sobre as dificuldades e passos dados neste tempo de pandemia. “Os padres partilharam, especialmente, sobre a situação eclesial atual, sobre como a Pastoral Presbiteral está atuando, como estão sendo as práticas nas dioceses neste tempo de pandemia”, afirmou Pe. Emerson Lipinski, Presidente da CRP.
A partir desse encontro, a Comissão definiu que não realizará nenhum encontro presencial ao longo deste ano, mas que eles acontecerão de forma remota, por meio das plataformas digitais. “Vamos promover momentos de fraternidade presbiteral e também de formação permanente, mas todos online, a fim de proteger a vida dos nossos presbíteros, evitando o contagio do Coronavírus”, disse Pe. Emerson.
Durante o encontro, os padres também manifestaram solidariedade e pesar pela vida dos quatro padres que vieram a óbito no Paraná, em decorrência da Covid-19. E partilharam sobre o estado de saúde de alguns padres que se encontram internados nos hospitais.
A Comissão Regional dos Presbíteros tem a missão de promover a vida e o ministério dos presbíteros do Paraná, visando a sua capacitação, realização pessoal e desempenho de seu ministério, de modo que, nos presbitérios diocesanos se viva a comunhão e a participação, bem como em todo Regional.
(Karina de Carvalho – Assessora de Comunicação CNBB Sul 2)
				
															

								
								
								
								
								
								
								
 por