pastoralRibeirão Pires, SP – 01 a 04 de Março de 2014

 “EIS QUE FAÇO NOVA TODAS AS COISAS. (Ap.21,5)”

Irmãos e Irmãs na Caminhada!

Saudamos a todos e todas, com um abraço fraterno e carinhoso.

Nos dias 01 a 04 de Março de 2014 reunimos na cidade de Ribeirão Pires-SP, Diocese de Santo André, realizando a 18ª Assembleia Nacional da Pastoral Operária, com o objetivo de avaliar, planejar e celebrar a nossa caminhada.

Representantes da maioria das regiões do nosso Brasil, oriundos dos estados do Amazonas, Bahia, Ceará, Espirito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Santa Catarina, São Paulo, Paraná, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul. Totalizando 60 participantes, entre delegados, convidados e visitantes de 37 dioceses, refletindo e celebrando à luz do lema: “Eis que faço nova todas as coisas” (Ap. 21,5).

Iluminados pela mística da Pastoral Operaria, celebramos a memória dos mártires, de modo especial Santo Dias, mártir da causa dos trabalhadores na comunhão com o Mártir dos Mártires, Jesus de Nazaré. Nos alegramos com a presença de Dom Nelson Westrupp, bispo da Diocese de Santo André e Dom Celso Queiroz, Bispo emérito de Catanduvas/SP.

Encorajados/as pela reflexão e oração, reafirmamos nossa missão da Pastoral Operária na realidade atual. Assumimos novas ações e compromissos de sermos Igreja presente junto aos/as trabalhadores/as comprometidos/as com a causa do Reino de Deus.

A partir dos desafios dos sinais dos tempos, assumimos os seguintes compromissos:

  • Promover formação com os grupos de base, proporcionando a criação de novos grupos, a inserção e formação de novos membros.
  • Atuar junto às demais Pastorais Sociais, CEBI, CEBs e Movimentos Sociais Populares na perspectiva de fortalecer a luta e organização da Classe Trabalhadora;
  • Utilizar-se de mídias alternativas para difundir a PO, fortalecer a comunicação entre seus membros e a classe trabalhadora, bem como denunciar situações de injustiça e levantar banco de dados sobre acidentes de trabalho.
  • Desenvolver projetos que viabilize a sustentabilidade financeira da PO;
  • Celebrar os 45 anos da PO resgatando sua memória histórica e perspectivando novos desafios.

Guiados/as pelo Espírito Santo que nos ilumina e dá coragem, animados/as pelo testemunho profético daqueles/as que fazem a historia da Pastoral Operaria desde a década de 1970 na luta da Classe Trabalhadora, nos sentimos sob as bênçãos do Deus da vida e a intercessão de Maria, companheira de caminhada, para darmos continuidade a essa história.

Com firmeza e ternura.

Pastoral Operária Nacional

LITURGIA DIÁRIA

Últimos Posts