Nos dias 05, 06 e 07 de setembro deste ano aconteceu, nas dependências da Casa de Formação San Juan Diego, na cidade de Guarapuava, o V Encontro da Pastoral Juvenil do Regional Sul 2.
Trata-se de um bonito esforço de nossa Igreja no Paraná, em comunhão com a CNBB Nacional, em promover a unidade das mais diferentes expressões e trabalhos de evangelização com as juventudes dos Movimentos, Pastorais da Juventude, Novas Comunidades e Congregações Religiosas.
Nesse ânimo de comunhão, os trabalhos se iniciaram a vivência da leitura orante do Evangelho de lava-pés, onde todos os jovens foram convidados a se colocar a serviço na construção de uma Igreja Jovem e missionária, que atue no dia-a-dia com o espírito em Campanha, como conclama o Papa Francisco.
Então, foram realizadas avaliações de conjuntura e sobre o trabalho desenvolvido pelos setores juventude das Arqui/Dioceses, conforme encaminhamentos do IV Encontro realizado no ano de 2014.
A pluralidade do encontro foi reforçada pela presença e participação de representantes de três diferentes comunidades indígenas Caingangues, que estavam acampados nas dependências do Centro e participaram tanto na Celebração Eucarística como no Ofício Divino da Juventude realizado junto ao acampamento.
Como forma de reforçar a harmonia da caminhada do Regional em relação aos trabalhos articulados e desenvolvidos em âmbito nacional, o Pe. Toninho, Assessor Nacional da Juventude da CNBB, trouxe a partilha das propostas para o Projeto Rota 300 e encaminhamentos da atividade da Pastoral Juvenil.
Por fim, foi realizada a prestação de contas do primeiro ano da atual coordenação da Pastoral Juvenil do Regional, sendo apontados ainda os encaminhamentos para o ano seguinte.
Nesse espírito de unidade e alegria daqueles que anunciam o Evangelho, os ânimos foram revigorados, para a continuidade nessa caminhada com as muitas faces e identidades de nossos jovens que revelam os diferentes traços do mesmo Cristo.