Tem início esta terça-feira (12/05) em Santo Domingo, capital da República Dominicana, a 35ª Assembleia Geral Ordinária  do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM). Na pauta do encontro, o relatório da gestão e a renovação da presidência. A missa inaugural será presidida às 18 horas de hoje pelo Arcebispo de Santo Domingo, Cardeal Nicolás de Jesús López Rodríguez.

O encontro – que reúne os presidentes e delegados das 22 Conferências Episcopais da América Latina e Caribe, num total de 56 membros com voz e voto –  é realizado a cada dois anos, sempre em um país diferente. Além dos membros da Assembleia, o Prefeito da Congregação para os Bispos e Presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina, Cardeal Marc Ouellet, participará como convidado especial.

Relatório de gestão e renovação de cargos diretivos

Um informe de Gestão sobre o Plano Global e dos 76 Programas do quatriênio que termina, assim como a renovação dos cargos diretivos do CELAM estão na pauta do encontro. Os participantes vão analisar ainda os atuais desafios da Igreja no continente latino-americano e traçar as linhas mestras para o Plano Global do CELAM para o quadriênio 2015-2019. Os delegados das Conferências Episcopais, por sua vez, apresentarão um informe sobre a realidade social e eclesial de seus países.

Composição atual da presidência

A atual presidência do CELAM está assim composta: Presidente, Dom Carlos Aguiar Retes, Arcebispo de Tlalnepantla, México; Primeiro Vicepresidente, Cardeal Rubén Salazar Gómez, Arcebispo de Bogotá, Colombia; Segundo Vice-presidente, Dom Dimas Lara Barbosa, Arcebispo de Campo Grande, Brasil; Secretário Geral, Dom Santiago Silva Retamales, Bispo Auxiliar de Valparaíso, Chile e Presidente do Comitê Econômico, Dom Carlos María Collazzi SDB, Bispo de Mercedes, Uruguai.

Convidados especiais

Além do convidado especial, Cardeal Marc Ouellet, tomará parte do encontro o Núncio Apostólico na República Dominicana, Dom Okolo Jude Thaddeus. A Conferência Episcopal dos Estados Unidos estará representada por Dom Octavio Cisneros, Arcebispo de Brooklyn e pelo Padre Juan J. Molina OSST, Diretor do Comitê Igreja na América Latina. Da Alemanha participarão Dom Bernd Klaschka, Diretor Geral do Adveniat e Dom Pirmin Spiegel, Diretor Geral de Misereor. Do Brasil estará presente o Diretor de Porticulos, Juan Esteban Belderrain. A Confederação Latino-americana de Religiosos (CLAR) estará representada pela irmã María Altagracia Ortiz Mena, SS.CC, Vice-presidente da entidade, residente na República Dominicana. (JE/Aica)

 

(RV)

LITURGIA DIÁRIA

Últimos Posts