A cerimônia foi presidida pelo bispo da diocese de Bafatá, o paranaense Dom Pedro Zilli. O Regional Sul 2 da CNBB mantém uma missão na cidade de Quebo, na Guiné-Bissau.

 

O Regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) já colhe frutos na Guiné-Bissau com o avanço nos estudos de mais sete seminaristas. Em alguns anos, ao que tudo indica, sete novos sacerdotes se somarão aos trabalhos desenvolvidos pela Igreja Católica naquele país.bafata4

Para a instituição, que mantém uma Missão na cidade de Quebo, diocese de Bafatá, um dos lugares mais pobres do mundo, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), acolher novos sacerdotes é sempre sinônimo de alegria, contentamento e a certeza de que a evangelização continuará.

bafata2No último dia 26 de novembro, em uma cerimônia presidida pelo bispo de Bafatá, o paranaense Dom Pedro Zilli, que contou com as presenças de Dom José Câmnate, Dom José Lampra, além de vários sacerdotes, três seminaristas da diocese de Bissau e três da diocese de Bafatá foram admitidos entre os candidatos à ordem sacra. Um dos seminaristas, no entanto, foi instituído no ministério de Acólito, totalizando sete jovens que encontraram na vida sacerdotal uma razão para servir.

A cerimônia, que foi inteira preparada pelo Seminário Maior, contou com grande participação da comunidade. Segundo relatos dos missionários que lá estão; os moradores dos locais onde residem os seminaristas formaram grandes grupos para participar e testemunhar o momento que representa verdadeira conversão na vida de todos. “Vocês devem continuar nesta doce preparação para o sacerdócio para que possam exercer o sagrado ministério junto à Igreja. Vocês são testemunhos vivos da conversão, da mudança nas comunidades”, destacou Dom Pedro.

bafata

Vários missionários do Regional Sul 2 da CNBB trabalham na Guiné Bissau. Da diocese de Guarapuava, Elizete da Aparecida Toledo moradora de Laranjeiras do Sul, esteve por dois meses naquele país (de julho a setembro de 2016) e contou que as experiências adquiridas no período lhe servirão de lição para a vida inteira. Elizete faz parte dos Missionários Leigos Xaverianos.

FOTOS: Diocese de Bafatá

LITURGIA DIÁRIA

Últimos Posts