MigranteEntre os dias 14 e 21 de junho será realizada a Semana Nacional do Migrante, promovida pelo Serviço Pastoral dos Migrantes/CNBB, sob o tema: “Sociedade e Migração: Não ao preconceito, por direitos e participação”.

Dom Peruzzo presidiu a celebração de abertura no domingo, na Capela Nossa Senhora dos Migrantes,  em Curitiba.

Esta é a 30ª edição da Semana, que deverá ter uma programação estabelecida localmente por cada comunidade católica na Arquidiocese de Curitiba e algumas celebrações em conjunto (abaixo).

A Semana Nacional do Migrante em Curitiba terá programação que inclui, além das celebrações, a realização de um mutirão de atendimento aos estrangeiros que acabaram de chegar ao Paraná. Além de acolher os forasteiros, a série de eventos tem por objetivo ampliar o debate sobre o tema e combater o preconceito contra os migrantes.

O mutirão de atendimento foi realizado entre no domingo (14), na Comunidade Nossa Senhora dos Migrantes, no bairro Ganchinho. O evento também contou com praça de alimentação e atividades de recreação.

Histórico

O tema das migrações tem recebido destaque na mídia nacional e internacional, tanto pela chegada massiva de imigrantes latinos e africanos no Brasil, quanto pelo drama vivenciado nas águas do Mar Mediterrâneo e do Golfo de Bengala, nos trechos que ligam África, Europa e sul da Ásia. No âmbito da Igreja Católica, por exemplo, o Papa Francisco tem alertado para não “tratarmos os imigrantes como se fossem parte de um jogo de ping-pong”. No âmbito curitibano, importantes avanços têm sido alcançados, como a publicação do Plano Estadual de Políticas Públicas para Promoção e Defesa dos Direitos de Refugiados, Migrantes e Apátridas do Paraná: 2014-2016, resultado da pressão da Pastoral do Migrante e outras entidades sociais sobre o Governo do Estado.

Contando com os próximos desafios, é necessário trazer o debate para o cidadão comum, sendo este um dos motivos desta Semana Nacional do Migrante. Neste sentido, contar com o apoio da imprensa é fundamental para prosseguirmos nas reflexões.

PROGRAMAÇÃO
14/06
10h00: Celebração de abertura (Local: Capela Nossa Senhora dos Migrantes – Rua Miguel Rossetin, 148).

11h30: Alimentação, recreação e mutirão de atendimento, até às 17h30. (Local: Comunidade Nossa Senhora dos Migrantes – Rua Miguel Rossetin, 148).

11h00: Festa Junina na Casa Paraguaia de Curitiba (Local: Rua Angelo Pianaro, 1124; Botiatuvinha).

19/06
18h00: Comemoração do Dia Internacional dos Refugiados (Local: UFPR – Santos Andrade).

21/06
11h00: Almoço e Show de Prêmios promovido pela Associação de Integração Latino Americana de Curitiba. (Local: Casa Paraguaia – Rua Angelo Pianaro, 1124; Botiatuvinha).

28/06
19h00: Missa de Encerramento da Semana (“mês”) dos Migrantes (Local: Paróquia São José e Santa Felicidade – Av. Manoel Ribas, 6252; Santa Felicidade).

Atividades já realizadas:
01/06 – Memória festiva do Beato João Batista Scalabrini – Pai e Apóstolo dos migrantes e fundador da Família Scalabriniana e distribuição do Kit do material da semana do Migrante, às Paróquias, Regional e demais entidades.
07/06 – Programa de Rádio Renovação em Ação, Canção nova Am 1370, 20h às 21h.
08 a 10/06 – 1º Simpósio Internacional sobre Migração e Religião em São Paulo.

SERVIÇO:
30ª Semana Nacional do Migrante
Pastoral do Migrante/Arquidiocese de Curitiba
14 a 21 de junho
Contatos: Pastoral do Migrante (Pe. Agler/Edesia): 3272-0466

Fonte: Arquidiocese de Curitiba

LITURGIA DIÁRIA

Últimos Posts