A Pastoral Vocacional realizou entre os dias 17 a 19 de junho em Guarapuava o III Módulo da Escola Vocacional. Essa etapa da escola teve a  assessoria do reitor do Seminário Maior de Teologia e Assessor do SAV da Diocese de Apucarana, Pe. Valdecir Ferreira, que trabalhou o tema “Espiritualidade do Animador Vocacional”.

Espiritualidade é a força que nos convida, nos impulsiona a viver em plenitude com todo o nosso ser. É o que há de mais profundo e verdadeiro em nós.

Espiritualidade é um estilo de vida, uma maneira de viver. É a vida guiada e animada pelo Espírito. É o cultivo da presença do Espírito que anima as ações do cristão e da comunidade, estimulando iniciativas em favor da vida e do Reino de Deus.

A teologia vocacional desencadeia uma sensibilidade espiritual, a qual provoca um processo cultural que se torna vida.

Toda espiritualidade cristã é vocacional, porque nos põe em contato com Deus que, por sua vez, significa a nossa relação com os outros, e nos compromete no discipulado e missionário e profético.
(cf. Documento Conclusivo do II Congresso Continental Latino Americano de Vocações, 73 e 74).

Espiritualidade é a capacidade que tem o ser humano de dialogar e entrar em harmonia com os apelos que vêm do seu interior, na fidelidade ao Espírito, que ajuda a discernir os sinais dos tempos, promover o bem das pessoas e da comunidade.

Espiritualidade é a força motriz mais profunda que dinamiza o seu ser e a sua missão: suas motivações, seu ideal, sua utopia, a mística pela qual vive e luta e com a qual se contagia e contagia os outros.

Espiritualidade é a força que nos mantém fiéis ao compromisso com o bem, com a vida, com a transformação da sociedade.

Se o Espírito é a força de vida que habita em nós, espiritualidade é o cultivo dessa força espiritual, a serviço da vida e das vocações.

Tudo que tende para a vida, Paulo chama de “vida segundo o Espírito” Deus tem muitos caminhos para chegar até nós e fazer-nos experimentar o mistério inefável. Mas, muita coisa, nesse encontro, depende de nós.

O animador vocacional e aquele que tem uma espiritualidade pessoal, mas que em contato com aqueles que aparentemente são coadjuvantes na cena mas que se tornam também protagonistas a maneira que vão assumindo o processo de que somos convidados a fazer um Encontro com Jesus Cristo.

Não há tema mais bíblico mais lindo do que o Encontro com Jesus.

Fonte: SAV Regional Sul 2

LITURGIA DIÁRIA

Últimos Posts