O Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio é um dos principais polos do turismo religioso do Paraná e, agora, entra na rota dos turistas que visitam a cidade de Paranaguá para embarcar nos navios de cruzeiro que atracam no Porto Dom Pedro II todas as sextas-feiras, até o dia 08 de março de 2024.

A igreja centenária abriga a imagem oficial da Padroeira do Paraná e atrai turistas de todo o país, especialmente, no mês de novembro quando acontece a Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio, onde cerca de 500 mil pessoas circulam pelo local nos 15 dias de programação religiosa e social.

Com a temporada de navios de cruzeiro e o receptivo dos turistas instalado ao lado da igreja, centenas de passageiros em trânsito têm visitado e conhecido a história da Padroeira do Paraná não somente pelo viés religioso, mas, também, cultural do estado.

Visita da imagem peregrina de Nossa Senhora do Rocio ao gabinete do governador em Curitiba

De acordo com o Governo do Paraná, cerca de 9 mil pessoas desembarcaram na região desde o dia 1º de dezembro, quando o navio MSC Lírica realizou a primeira parada no município. Conforme dados divulgados pela prefeitura de Paranaguá, aproximadamente duas mil pessoas circulam todas as sextas-feiras pela Praça Thomas Sheeran, localizada em frente ao Santuário do Rocio, para fazer o check-in de embarque no Complexo Turístico Mega Rocio.

Recentemente o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), destacou a importância do santuário para o estado. “A primeira importância do Santuário do Rocio é na dimensão da fé e a segunda importância é na esfera turística religiosa. A igreja tem uma importância histórica para o estado do Paraná, além da importância para os cristãos e para a igreja católica, tem uma importância histórica do desenvolvimento do estado. E, nós, temos buscado, junto com a prefeitura e o santuário, criar um ambiente cada vez mais confortável, melhor para as pessoas que vão diariamente lá. Estou feliz de ver o santuário crescer e, automaticamente, ajudar o Paraná”, disse o governador.

“É nessa igreja que está guardada a imagem oficial da Padroeira do Paraná. A única igreja. A única imagem dessa relevância. Por isso Paranaguá encabeça o polo do turismo religioso e eu convido todos a passarem por aqui, fazerem uma visita ao santuário, levarem uma lembrança desse lugar sagrado e tão importante também para a cultura paranaense”, completou o reitor do Santuário do Rocio, padre Dirson Gonçalves.

O devotos e turistas que visitarem o santuário encontrarão a Praça Thomas Sheeran totalmente revitalizada, moderna e mais acessível. A igreja e a capela das velas também receberam obras de melhoria como pintura externa, instalação dos sinos e do relógio na torre.

Fonte: Site Santuário do Rocio

LITURGIA DIÁRIA

Últimos Posts