As experiências, o aprendizado, os desafios e as perspectivas da Pastoral Vocacional foram assuntos de diálogo em reunião online

No dia 12 de setembro, a Pastoral Vocacional (PV) e o Serviço de Animação Vocacional (SAV) do Regional Sul 2 da CNBB realizaram a 3ª reunião online deste ano, com a representação de 9 dioceses do Paraná. Participaram ao todo 12 pessoas, dentre elas, o bispo de Foz do Iguaçu e referencial para a PV/SAV no Paraná, Dom Sérgio de Deus Borges, o secretário executivo da CNBB Sul 2, padre Valdecir Badzinski, a coordenação da PV/SAV e coordenadores e assessores diocesanos.

A reunião foi conduzida pelo vice coordenador da PV/SAV regional, padre Marcelo Ribeiro da Silva, da diocese de Toledo, que trabalhou sobre os novos desafios para despertar, promover e acompanhar as vocações no tempo de pandemia e buscou avaliar as diversas iniciativas das dioceses durante o mês vocacional.

“As novas circunstâncias trouxeram à luz as características do terreno que precisaremos cultivar de agora em diante. Por um bom período precisaremos continuar a usar das plataformas digitais para o despertar e acompanhamento das vocações, elas têm o poder de continuar a comunicação e atendem aspectos formativos, contudo, já estamos atentos aos seus limites: elas não conseguem efetivar aquela confiança e conhecimento mútuo que formadores e vocacionados precisam construir. Seguramente, precisaremos investir em modalidades de acompanhamento híbridos, que contemple momentos virtuais e de contato pessoal, parecem-nos muito úteis neste período as visitas aos candidatos e suas famílias, também encontros vocacionais nas casas de formação, contanto que sejam para pequenos grupos e respeitando as recomendações sanitárias”.

destacou o padre Marcelo.

Sobre o atípico mês vocacional de 2020, devido ao contexto de pandemia, os participantes da reunião partilharam sobre as experiências, o aprendizado, os desafios e as perspectivas. Dentre as experiências, destacaram, positivamente, o subsídio do Mês Vocacional, elaborado pela comissão nacional da CNBB; as diversas lives de oração e formação promovidas pelo Regional Sul 2 e pelas dioceses; a produção de material audiovisual nas redes sociais; o contato virtual com os vocacionados; a semana da família integrada com a Pastoral Vocacional, dentre outras iniciativas. Como aprendizado, foi destacado o conhecimento e a interação no mundo digital, a possibilidade de espiritualidade e formação na modalidade virtual, a criatividade no uso de uma nova linguagem, a articulação com a Pastoral da Comunicação.

Quanto aos desafios, foi destacado a desarticulação e a desmotivação de animadores vocacionais, os limites das mídias sociais no aspecto formativo, as lacunas na colaboração entre as pastorais e a incerteza quanto ao engajamento real com o processo de discernimento vocacional dos jovens. E entre as perspectivas, foi dialogado sobre a necessidade de recomeçar com esperança, embora o cenário futuro seja incerto; de continuar a se reinventar com doação ainda maior; a reconfiguração dos trabalhos vocacionais e do perfil dos animadores vocacionais; a implantação e formação das equipes paroquias da Pastoral Vocacional; a reestruturação do acompanhamento vocacional em modelo híbrido (virtual/presencial); o encaminhamento para as experiências presenciais e comunitárias (visita às famílias, pequenos grupos, conversas pelas plataformas digitais) e a formação online para animadores vocacionais.

Os participantes da reunião destacaram ainda a necessidade de continuar a motivar a ação evangelizadora “Cada comunidade uma nova vocação”, e Dom Sérgio de Deus provocou a partilha sobre os estágios vocacionais e as perspectivas para o ano de 2021.

(Karina de Carvalho – Assessora de comunicação da CNBB Sul 2)

LITURGIA DIÁRIA

Últimos Posts