img_20161210_094246782_hdrSob o lema: «Djuntu ku Maria no ngaba Miserikordia di Deus» (Com Maria, louvemos a Misericórdia de Deus”), na sexta-feira e no sábado, dias 09 e 10 de dezembro, para celebrar a Solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Maria, foi realizada a já habitual Peregrinação Nacional ao Santuário de Nossa Senhora da Natividade, em Cacheu.

Na sexta-feira à tarde, houve uma marcha jovem de Capó para Cacheu (cerca de 7 Km). Em seguida, Adoração Eucarística no recinto do Santuário, presidida por Dom José Lampra Cá.

No sábado de manhã, os peregrinos, provenientes de várias paróquias das dioceses de Bissau e Bafatá, reuniram-se para a celebração da Santa Missa presidida por Dom José Lampra Cá, concelebrada por Dom José Câmnate na Bissign, Dom Pedro Zilli, Dom Mauro Aparecido dos Santos (arcebispo de Cascavel e Presidente do Regional Sul 2 da CNBB) e numerosos sacerdotes. No início da celebração, Dom Pedro apresentou os demais irmãos vindos do Paraná em companhia do Dom Mauro: Pe. Mário Spaki, Secretário Executivo do Regional Sul 2 da CNBB, Pe. Vagner Aparecido Alves, Pe. Marcos José de Albuquerque e a jovem Samara Taiza, leiga missionária que estará na missão em Quebo por 02 anos.

img_20161210_095310701

Dom Pedro contou que o grupo veio à Guiné-Bissau para a inauguração oficial da Missão Católica Beato Paulo VI, assumida pela Igreja do Paraná, na cidade de Quebo, Região de Tombali. Profundamente agradecido, falou também da Ação Missionária “20.000 Bíblias para a África”, realizada pela Igreja do Paraná durante o ano de 2016, que alcançou pleno êxito e será possível a “impressão de 15.000 exemplares em português e se ficará à espera da impressão em crioulo”. Os peregrinos vibraram com a notícia, manifestando sua alegria através de um lindo aplauso. No final da celebração, Dom Lampra voltou a agradecer a presença dos paranaenses e os dois bonitos gestos missionários para com a Igreja Guiné-Bissau. Falou igualmente da colaboração da Igreja do Brasil no envio de professores para lecionar no Seminário Maior Dom Settimio A. Ferrazzetta. De fato, mais dois sacerdotes estão para chegar na Guiné nos próximos dias com este intuito.

img_20161210_104746126

Não faltaram agradecimentos a todos os presentes, às autoridades nacionais e locais, aos voluntários e benfeitores, a todos os que trabalharam pela boa realização da peregrinação, como também à amável presença de um grupo de líderes muçulmanos.

img_20161210_130832454

À tarde, às 15,00 horas, Dom Lampra abençoou os objetos religiosos e os peregrinos que voltaram para seus lares muito felizes por terem vivido mais um momento de fé no Senhor.

LITURGIA DIÁRIA

Últimos Posts