terça-feira, 19 março 2024

Pastoral Vocacional

COORDENAÇÃO

Bispo referencial
Dom Sérgio de Deus Borges
Bispo Diocesano de Foz do Iguaçu

Assessor Regional
Pe. Marcelo Ribeiro da Silva
Fone: (45) 99983-5958
E-mail: [email protected]


APRESENTAÇÃO

Pastoral Vocacional

Justificativa

O Serviço de Animação Vocacional é a ampla ação de toda Igreja que visa “ajudar os jovens a descobrir o sentido da vida e o projeto que Deus tem para cada um (…)” (DAp, 314) e a orientar o cristão na sua opção vocacional cristã, apostólica, mediante a fé adulta, de tal modo que expresse seu serviço ministerial dentro das atividades da Igreja.

Dentro do SAV ocupa um lugar especial a Pastoral Vocacional, onde todos os batizados, seguidores de Jesus Cristo, são chamados a tornarem-se evangelizadores. A Pastoral Vocacional se torna a ação pastoral feita nas comunidades eclesiais para despertar o serviço dentro da Igreja diocesana e paroquial.

“E necessário intensificar de diversas maneiras a oração pelas vocações, com a qual também se contribui para criar maior sensibilidade e receptividade diante do chamado do Senhor”. (DAp, 314)

Diante do apelo da EG 107: “ … Onde há vida, fervor, paixão de levar Cristo aos outros, surgem vocações genuínas”. É urgente dedicar cuidado especial ao Serviço de Animação Vocacional, cultivando os ambientes onde nascem as vocações ao sacerdócio e à vida consagrada (cf. DAp, 315).

Objetivo

Animar a comunidade eclesial para se renovar a partir do Encontro com Cristo, redescobrir a identidade cristã (Ser), compreendendo sua vocação (Saber) e inserindo-se nas dimensões da ação evangelizadora (Fazer), tendo presente o processo de inculturação em vista de uma Igreja ministerial e missionária, construindo a cultura vocacional (cf. CNBB, 102, no 106) .


 

PLANO REGIONAL DA PASTORAL VOCACIONAL 2020-2023

  1. Motivação

Este projeto é uma proposta voltada a responder demandas que surgiram no Pré-Congresso Vocacional em Londrina, nos dias 17 a 19 de maio, a respeito da missão e identidade da Pastoral Vocacional do Regional. Na ocasião, representantes de 16 Dioceses das 18 que compõe o Regional Sul 2, sugeriram que a Pastoral Vocacional Regional empreenda um trabalho que priorize:

  1. Fomentar a unidade dos trabalhos de animação vocacional das Dioceses;
  2. Subsidiar a formação continuada dos animadores vocacionais;
  3. Orientar o processo do acompanhamento e discernimento vocacional, conforme o que exorta a Igreja na Christus Vivit;
  4. Estimular e aproximar a Pastoral Vocacional dos jovens;

 

  1. Objetivos

A equipe de coordenação da Pastoral Vocacional reunida, ponderou sobre as realidades, suas atribuições e as modalidades de iniciativas que lhe competem e chegou as seguintes sugestões:

  1. Priorizar o acompanhamento e discernimento vocacional, conforme orienta a Igreja na Exortação Sinodal Christus Vivit, em vista de que nas Dioceses se fomente processos de discernimento vocacional;
  2. Investir na formação continuada dos animadores vocacionais, de modo que eles estejam aptos ao Ministério do Acompanhamento Vocacional;
  3. Planejar o itinerário formativo do quadriênio 2019-2022;
  4. Subsidiar as equipes diocesanas da Pastoral Vocacional com materiais para a formação dos animadores vocacionais das comunidades;


Notícias