Aconteceu na Diocese de São José dos Pinhais, o Encontro de formação da Pastoral do Menor Regional Sul 2, com a presença de 09 Dioceses (Curitiba, São José dos Pinhais, Londrina, Umuarama, Jacarezinho, Paranavaí, Guarapuava, Cascavel e Apucarana). O encontro teve como Temas: Família /Assessoria: Drª Clemen Silvia L. Pires Batista Gomes – Promotora da Vara Infância de São José dos Pinhais e Drogadição/Assessoria: Equipe multidisciplinar da Avis – Associação para a Vida e Solidariedade.

Drª Clemen e o adolescente Daniel de Cascavel

Drª Clemen traz presente a Família na Bíblia, (Sl 127,3/ Lc2,4021/Pr 22,6)” Família projeto de Deus”. Falou também sobre o Objetivo da Pastoral, ser o diário do seu trabalho como promotora. Teoria da Proteção integral, reconhecendo todos os valores, onde a Pastoral do Menor teve um papel preponderante na Construção do ECA- Estatuto da Criança e do Adolescente, Direito da Família, Destituição familiar, Família Natural, Família Substituta, Guarda- terceiras pessoas, Tutela, Adoção (último caso) Adoção direta, adoção brasileira. Drª Clemen lança um desafio para a Pastoral do Menor: criar um projeto que atendam as famílias, na escuta ativa e acolhida, principalmente mães de primeira viagem a serem mães, Famílias não é teoria, Família é vivencia. Que cada diocese tenha uma equipe para trabalhar a família como um todo.

Equipe da AVIS, relato sobre Drogadição e suas políticas Públicas: apresentam tipos de drogas, Lícitas e ilícitas, as drogas sempre estiveram na sociedade, por fugas, busca de prazer, recreação ou por curiosidades, em todos os espaços e níveis sociais. O mais preocupante é a falta de Políticas Públicas direcionadas nesta aérea da Drogadição. A sociedade tem o dever de fiscalizar as Comunidades terapêuticas, onde deverão ser avaliadas, pois muitas são depósitos de pessoas. O maior investimento ainda é a prevenção. Encerramos o evento com apresentações culturais com Adolescentes na Dança Hip Hop do Centro Educacional Umberto Scarpa e a orquestra de cordas do Patronato Santo Antonio de São José dos Pinhais, Adolescentes da Diocese de Jacarezinho e Poesia do Adolescente de Cascavel.

Por: Doris Faria – Coordenadora da Pastoral do Menor

LITURGIA DIÁRIA

Últimos Posts