O encontro foi ocasião para apresentar, oficialmente, o novo bispo referencial para Pascom no Paraná, dom Reginei José Modolo 

Na noite dessa quarta-feira, 21 de junho, a Pastoral da Comunicação (Pascom) do Regional Sul 2 da CNBB realizou 1º encontro formativo, on-line, do ano de 2023, no qual apresentou o novo bispo referencial para a Pascom no Paraná, dom Reginei José Modolo (dom Zico), bispo auxiliar de Curitiba (PR).  

Aberto a coordenadores (diocesanos e paroquiais), assim como a agentes da Pascom, o encontro chegou a ter 100 pessoas conectadas, representando todas as 18 arqui/dioceses do Paraná. A equipe regional, conduzida pela coordenadora, Vanessa de Paula, foi a responsável pela articulação e promoção do encontro.  

Para iniciar o encontro, após um momento de acolhida, o assessor eclesiástico, padre Adilson Naruishi, da diocese de Campo Mourão (PR), fez um momento de oração. Em seguida, dom Zico proclamou o Evangelho da liturgia do dia (Mateus 6, 1-6), a partir do qual conduziu uma meditação. Ele destacou as três práticas presentes na passagem: caridade, oração e jejum, fazendo menção de como a Pastoral da Comunicação deve agir e servir.  

O tema da formação foi “Como evangelizar pelas mídias sociais”, assessorado pelo coordenador de pós-produção da TV Evangelizar, Renan Borges, e pelo supervisor de mídias digitais da TV Evangelizar, Flávio Damascena. Eles explicaram sobre como é a produção de conteúdo, as técnicas e as metodologias de trabalho na TV Evangelizar, cujo principal objetivo é “anunciar Jesus nas Santas Chagas, por meio da programação da TV”. 

“Foi o primeiro em que participei na recente missão de bispo referencial da comunicação no Regional Sul 2 da CNBB. Foi um encontro pensado e preparado pela coordenação regional, que a todos nós surpreendeu e alegrou. O tema foi muito concreto e favoreceu a capacitação e o melhor entendimento sobre “como evangelizar pelas mídias sociais”. Eu gostei muito! Parabéns a todos que participaram e parabéns, principalmente, a nossa maravilhosa equipe de coordenação da Pascom”, disse dom Zico. 

“Foi um momento muito rico de formação para todos os agentes, pois puderam perceber que, com materiais simples e com poucos recursos, é possível fazer muitas coisas. A participação, com perguntas, foi muito expressiva, tanto que acabamos extrapolando o tempo e estamos pensando em fazer uma formação de continuidade dessa”, contou Vanessa.  

A final do encontro, Vanessa apresentou a programação da Pascom no regional, falou dos próximos eventos previstos, em nível nacional, como o Mutirão de Comunicação, que se realizará em João Pessoa (PB), nos dias 13 a 16 de julho. Por fim, agradeceu a presença e a participação de todos.  

Karina de Carvalho – Assessora de Comunicação da CNBB Sul 2

LITURGIA DIÁRIA

Últimos Posts