A Igreja no Paraná recebeu, na manhã dessa sexta-feira, 8 de dezembro, Solenidade da Imaculada Conceição de Maria, a notícia do falecimento do missionário Odaril José da Rosa. Ele estava internado desde a última sexta-feira, 1º de dezembro, em São José dos Pinhais, após retornar de compromissos missionários na Amazônia (Amazonas e Pará).

Seu Odaril foi um grande líder no Regional Sul 2 da CNBB, especialmente na ação missionária. Foi um dos precursores da Missão Católica São Paulo VI, na Guiné-Bissau, África. Atuava como teólogo nas publicações de subsídios da CNBB Sul 2, consultor em processos de evangelização, professor de teologia, assessor de encontros de formação, planos pastorais e assembleias diversas.

Deixa um nobre legado e testemunho de fé, serviço e amor à família, à igreja e à sociedade. A igreja do Paraná agradece por tudo o que ele fez e testemunhou. Sabemos que o missionário Odaril encerrou sua jornada terrestre fazendo aquilo que foi sua grande causa, sendo missionário!

No vídeo, gravado em outubro de 2016, Odaril fala sobre o que significa ser missionário:

Que a Imaculada Conceição de Maria o receba para a jornada celeste e conceda conforto aos familiares!


Nota de condolências dos Bispos do Paraná pelo falecimento do senhor Odaril José da Rosa

“Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que tenha morrido, viverá” (Jo 11,25)

O episcopado paranaense recebeu, com dor e pesar, a notícia do prematuro falecimento do senhor Odaril José da Rosa, aos 63 anos de idade, ocorrido na manhã dessa sexta-feira, solenidade da Imaculada Conceição de Maria. Externamos nossa solidariedade, proximidade e preces a sua esposa, Joanice Zonta da Rosa, e a sua filha, Viviane Rosa. Nossa solidariedade se estende também aos seus familiares, amigos, ao povo da sua Paróquia Nossa Senhora das Graças e Santa Gemma Galgani, e a tantos que o conheciam e o queriam bem.

Odaril assumiu sua vocação de esposo, pai e missionário leigo, com amor e fidelidade até o fim. Desde sua aposentadoria, abraçou a causa missionária e por ela doou-se generosamente. No Regional Sul 2 da CNBB, por vários anos, foi o coordenador do Conselho Missionário Regional (COMIRE); participou ativamente de todos os passos de abertura da Missão Católica São Paulo VI, na Guiné-Bissau, África, e esteve no primeiro grupo que foi até lá, em 2014, para limpar o terreno da missão e fazer o alicerce da casa dos missionários.

Mestre em Teologia, Odaril, a exemplo de Jesus, foi um mestre que “ensinava com autoridade” (cf. Mt 7,29), pois o que saia da sua boca era o que ele vivia e testemunhava. Foi professor de teologia e assessor muitos encontros de formação, assembleias, planos pastorais. No Regional Sul 2, ele também fazia, voluntariamente, a revisão bíblica e teológica dos subsídios.

Somos gratos a Deus pelo dom que o senhor Odaril foi para Igreja, especialmente, aqui no Paraná. Ele nos deixa um nobre testemunho de fé, de serviço e de amor a Deus, a Igreja e aos irmãos. É significativo refletirmos que a sua Páscoa definitiva acontece logo após ele voltar de compromissos missionários no Pará e no Amazonas. Ele encerrou sua jornada terrestre fazendo aquilo que mais amava: missão. E, por fim, faleceu no dia de uma grande festa mariana: a Imaculada Conceição, de quem ele era grande devoto.

Neste dia de dor e tristeza, renovamos nossa fé na Ressurreição e elevamos nossa prece de gratidão pela vida e o testemunho desse grande leigo missionário, Odaril José da Rosa. Que o Senhor da Vida o acolha em seu Reino, conceda-lhe a recompensa dos justos e o descanso eterno.

Dom Geremias Steinmetz
Arcebispo de Londrina e Presidente da CNBB Sul 2

Dom Amilton Manoel da Silva, CP
Bispo de Guarapuava e Vice-presidente da CNBB Regional Sul 2

Dom Mário Spaki
Bispo de Paranavaí e secretário da CNBB Sul 2

Padre Valdecir Badzinski
Secretário executivo da CNBB Sul 2


LITURGIA DIÁRIA

Últimos Posts