Equipe do Paraná
Equipe do Paraná
Equipe do Paraná

“A Missão da Igreja no Estado Laico”

A pluralidade religiosa, oscilante entre iniciativas de diálogo e apoio, e a emergência de posturas fundamentalistas de cunho religioso, interpela as igrejas e comunidades de fé a avaliarem sua presença e atuação no cenário público brasileiro. Considerando os princípios da liberdade religiosa e da laicidade do Estado, qual a contribuição a ser dada pelas entidades religiosas, movimentos sociais e ecumênicos em prol de uma sociedade mais justa? Frente à atual conjuntura brasileira, que caminhos de cooperação ecumênica e inter-religiosas podem sustentar e potencializar a democracia, a cidadania na perspectiva da justiça social, da promoção e efetivação de direitos? Quais são as referências bíblicas, sociológicas e políticas que pautam e sustentam uma fecunda e coerente presença cristã junto às instâncias públicas?

Questionamentos como estes pautaram a reflexão, convivência e celebração do Mutirão Ecumênico 2015 – Sulão VIII, realizado na cidade de Florianópolis entre os dias 28 e 30 de agosto. O encontro contou com a presença de cerca de 200 participantes, de diferentes confissões cristãs e de outras religiões, provindos dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Juntamente com a participação das lideranças das igrejas e organismos ecumênicos envolvidos na organização do evento, merece destaque a presença efetiva das juventudes. Essa representação juvenilse fez sentir pela Pastoral da Juventude da Igreja Católica, a Juventude Evangélica (JE) da IECLB, jovens do Movimento Focolares, e a REJU (Rede Ecumênica da Juventude), sendo esta composta por jovens cristãos/ãs e demais tradições religiosas, os/as quais tem construído uma experiência significativa de incidência pública sob o viés religioso. O estado do Paraná esteve representado pelo Movimento Ecumênico de Curitiba (MOVEC) e pelo Movimento Ecumênico de Maringá (MECUM).

A proposta metodológica contou, primeiramente, com a realização de uma mesa redonda mediada pela pastoral luterana Romi Bencke, secretária-executiva do CONIC (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs) e da qual participaram Dom Leonardo Steiner, secretário geral da CNBB, Pastor Oneide Bobsin, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) e professor das Faculdades EST, e o ex-senador Dr. Pedro Simon. Oficinas versando sobre temáticas pertinentes à relação Igreja e Estado permitiu o aprofundamento propositivo do tema em pequenos grupos. Por fim, na reflexão da manhã do último dia, Prof. Oneide discorreu sobre a fundamentação bíblica do tema.

Ocorrendo de forma bianual desde 2002, o encontro nasceu como evento católico voltado aos regionais da CNBB, e por isso a designação Sulão. A partir de sua sexta edição, passou a se configurar como ecumênico também em sua organização e participação, envolvendo igrejas e organismos dos quatro estados. Uma tendência perceptível nesta última edição considera a ampliação para uma dimensão também inter-religiosa.  Além de ser um espaço de debate e reflexão de temas pertinentes à vida e missão das igrejas, o Mutirão Ecumênico é um espaço fecundo de aproximação e convivência entre os sujeitos envolvidos na caminhada ecumênica, atuantes tanto nos espaços institucionais e eclesiásticos como no ecumenismo de base. É, igualmente, um momento de oração, de prece comum, de reconhecimento e reverência à vital e necessária ação do Espírito no empenho das igrejas pela unidade, em abertura e cooperação com as outras religiões.Em tempos em que se assiste à instrumentalização do discurso religioso em prol de interesses individuais e coletivos, a diálogo aberto, respeitoso e fundamentado entre as igrejas e a partir delas, é um testemunho de busca de coerência com o projeto do Reino de Deus, revelado e apresentado por Jesus. Oxalá, possamos cada vez mais nos reconhecer e conviver como irmãos/ãs, habitantes de uma mesma oikos e por ela evangelicamente responsáveis, também e especialmente nas relações sociopolíticas.

Ir. Raquel de Fátima Colet

Pelo MOVEC – Movimento Ecumênico de Curitiba

LITURGIA DIÁRIA

Últimos Posts