Pelo 3º ano consecutivo, a Igreja do Paraná vai se unir em oração pelas vocações durante o mês de agosto 

Na solenidade do Sagrado Coração de Jesus, celebrada nessa sexta-feira, 7 de junho, o Serviço de Animação Vocacional e a Pastoral Vocacional (PV/SAV) do Regional Sul 2 da CNBB lança o subsídio para a 3ª Jornada Regional de Oração pelas Vocações, a ser realizada durante todo o mês de agosto.  

Segundo o assessor do SAV/PV, padre Marcelo Ribeiro da Silva, o lançamento antecipado foi um pedido dos coordenadores e assessores diocesanos, a fim que de possam se preparar melhor para envolver mais pessoas e grupos na Jornada.  

“Para esse ano, nós adiantamos o lançamento da Jornada de modo a facilitar que as arqui/dioceses possam se organizar. Por exemplo, há dioceses que desejam viver a Jornada em todas as suas comunidades; há dioceses maiores que precisam de mais tempo para preparar essa corrente de oração pelas vocações; outras dioceses planejam que a Jornada chegue também aos grupos de família, em comunidades eclesiais missionárias. Tudo isso justifica esse lançamento de hoje, de modo com que tenhamos um bom período de articulação, de preparação, de motivação para essa 3ª Jornada de Oração pelas Vocações”, explicou padre Marcelo. 

A 3ª Jornada de Oração pelas Vocações” propõe que, ao longo dos 31 dias do mês de agosto, seja rezado o terço vocacional nas paróquias, comunidades, seminários e casas religiosas de todas as 18 arqui/dioceses do Paraná e as duas Eparquias Ucranianas. Esse projeto está entre tantas iniciativas realizadas durante o mês vocacional, com o objetivo de dar visibilidade às vocações específicas: ao ministério ordenado, ao matrimônio, à vida consagrada religiosa e à vida laical. 

Para dinamizar a realização dessa Jornada, como já foi realizada nos anos de 2022 e 2023, a equipe do SAV/PV Regional preparou um subsídio com meditações vocacionais inéditas para todos os mistérios do terço. Antes de cada dezena do terço, em cada um dos mistérios, há uma motivação de oração por uma vocação específica: vocação à vida cristã, vocação leiga, vocação aos ministérios ordenados, vocação à vida consagrada religiosa e vocação ao matrimônio.  

 Clique sobre a imagem do subsídio para fazer o download. 

Disponível para download: PDF na versão digital e para impressão na gráfica e também o projeto no Indesign.

Como nos anos anteriores, a expectativa do SAV/PV é de que haja uma excelente adesão em todas as dioceses do Paraná. Para o padre Marcelo, o motivo dessa expressiva participação é a própria oração do terço, associando Maria às vocações.  

“É uma oração simples e bonita que envolve todo o povo de Deus. Então, associar as vocações à oração do terço é associar as vocações aos cuidados de Maria Santíssima. O povo sente isso e vê um sentido. O sentido de que a Virgem Maria cuida das vocações, que ela gera as vocações para Igreja. Durante o mês de agosto, seremos uma Igreja reunida pedindo a intercessão de Maria para que ela gere as vocações que nós precisamos. Esse é o grande sinal que a Jornada de Oração pelas Vocações quer ser para o nosso Paraná”, afirmou padre Marcelo.

Karina de Carvalho Nadal – Jornalista da CNBB Sul 2

LITURGIA DIÁRIA

Últimos Posts