FOTO OFICIAL DO ENCONTRO PUBLICACAO SITE CNBBMais de 120 cursilhistas entre jovens e adultos participaram no último final de semana entre os dias 14 e 16, em Francisco Beltrão, no sudoeste do Paraná, do 10º Encontro Regional de Jovens do Movimento de Cursilhos de Cristandade – Regional Sul 2 Paraná 1. Marcaram presenças, cursilhistas das dioceses de Foz do Iguaçu, Cascavel, Toledo Guarapuava, Curitiba, São José dos Pinhais e Palmas/Francisco Beltrão.

O tema do encontro foi a frase do Papa Francisco: “Jovens, sejam protagonistas não fiquem na fila história uma frase” e  o lema, a citação bíblica  “Alegrai-vos sempre no Senhor”, de Filipenses, capítulo 4 e versículo 4. Quem apresentou aos jovens o tema e o lema foi o Pe. Luiz Carlos Franzener, assessor regional do Movimento de Cursilhos de Cristandade (MCC), relembrando o que o assessor nacional do MCC, Pe. Xico Bianchin, disse durante o 7º Encontro Nacional de Jovens Cursilhistas, em Apucarana, em julho deste ano: “Os jovens não precisam pedir licença, vocês são o Cursilho.”

As explanações seguiram com diversos temas apresentados pelos jovens das dioceses participantes. Os temas que também foram refletidos em reuniões de grupo e apresentados em plenárias foram os seguites: Tecnologia para a Evangelização; Como resgatar os jovens afastados e sugestões para pré-cursilho; Jovem e Igreja, como os jovens estão inseridos e de que forma? Quais são as ações dos jovens na Igreja?; O carisma do Movimento (Evangelização de Ambientes); Pós-cursilho e Montagem de Cursilhos. As explanações terminaram no domingo com a palestra do Representante Jovem Macrorregional do MCC, Luis Gustavo Borin (Paranavai), que falou sobre o Encontro Nacional de Jovens Cursilhistas, a estrutura do Movimento e também sobre a vida cristã do leigo. Como última reunião de grupo, diferente das primeiras, em que os jovens foram divididos compostos pelas diversas dioceses, os jovens foram então pela diocese específica que representavam para discutir sobre as ações que vão elaborar desde o final deste ano até o ano de 2015.

A Diocese de Cascavel se compromete em assumir ainda mais o carisma do MCC nos mais diversos ambientes; Já os jovens da Diocese de Curitiba tem por meta realizar um grande encontro no próximo ano, fortalecer as redes sociais. Os jovens da Diocese de Francisco Beltrão se comprometem em realizar um encontro diocesano a cada três meses e melhorar a comunicação entre os setores; a Diocese de São José dos Pinhais vai se estruturar para iniciar um trabalho com o Cursilho Jovem e realizar formação diferenciada para os jovens; Foz do Iguaçu tem por meta alavancar o MCC entre cursilhistas e realizar pequenas ações que transformem a vida das pessoas; a Diocese de Toledo se compromete em identificar os mais diversos talentos e promover mais formações para os jovens, além de estruturar melhor o Setor Jovem; a Diocese de Guarapuava se propõe a realizar encontros de integração pós-cursilhos, intensificar visitas nos setores e realizar novas ações.

O próximo Encontro Regional de Jovens acontecerá em novembro do ano que vem em Foz do Iguaçu, onde os jovens vão explanar sobre as ações que conseguiram concluir.

Por Daniel Werle, jovem cursilhista – Representante Regional GER SUL 2 PR 1, jornalista

LITURGIA DIÁRIA

Últimos Posts