11
Entre os dias 31/07 à 02/08, foi realizado em Curitiba o II Encontro da Pastoral da Educação – Região Sul (Regionais Sul 2, Sul 3 e Sul 4 da CNBB), com os objetivos de subsidiar a elaboração de Planos de Ação da Pastoral da Educação, à luz das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora 2015-2019 e da realidade educacional, com suas perspectivas e desafios, bem como, dar continuidade ao processo de articulação, formação e comunicação que favoreça a organização, estruturação e dinamização da Pastoral da Educação nos diferentes âmbitos.

Na abertura do Encontro, que trazia como tema “Pastoral da Educação: Diretrizes e Planejamento”, tivemos a participação de: Dom José Mário Scalon Angonese – Bispo Auxiliar de Curitiba, Dom Julio Endi Akamine – Bispo Auxiliar de São Paulo e Referencial da CNBB para a Pastoral da Educação; Dom Antônio Antonio Braz Benevente, Bispo de Jacarezinho e Referencial para a Pastoral da Educação no Regional Sul 2; Dom Leomar Antônio Brustolin, Bispo Auxiliar de Porto Alegre e Referencial para a Pastoral da Educação no Regional Sul 3; Pe. Alex de Oliveira Nogueira, Assessor para a Pastoral da Educação no Regional Sul 2; Isabel Cristina Piccinelli Dissenha,  Coordenadora da Pastoral da Educação no Regional Sul 2; Harlei Antonio Noro, integrante da Equipe Nacional da Pastoral da Educação pela Região Sul; César Leandro Ribeiro, Assessor Nacional da Pastoral da Educação.  Após as manifestações da nessa, os alunos da Oficina de Dança do Colégio Medianeira e da Unidade Integral Vila Torres nos prestigiaram com uma brilhante apresentação sobre a África.

No dia 01/08 (no período da manhã) Dom Leomar Antonio Brustolin, refletiu conosco sobre a relevante temática “Os desafios e oportunidades para a educação na sociedade contemporânea”. No período da tarde, Dom Julio Endi Akamine fez uma abordagem sobre a “Pastoral da Educação e as diretrizes gerais da ação evangelizadora”. Encerramos este dia com uma confraternização em estilo “festa julina”, com direito a comidas típicas paranaenses e uma roda de violão.

Na manhã do dia 02/08, com a mediação dos professores César Leandro Ribeiro e José André Azevedo, as Arquidioceses partilharam a sua realidade local, bem como os futuros encaminhamentos visando planos de ação.

Fonte: Pastoral da Educação do Paraná

 

 

LITURGIA DIÁRIA

Últimos Posts