Na manhã da sexta-feira, 25, Pe. Mário Spaki, secretário executivo do Regional Sul 2, assessorou o tema “Análise de conjuntura eclesial – Aparecida, dez anos depois”. Após essa conferência, junto com o Pe. Marlon Malacoske, coordenador da Pastoral Vocacional em Santa Catarina, a proposta da Ação Evangelizadora foi exposta aos presentes. Essa Ação já havia sido abraçada pelos Bispos catarinenses em abril, durante a Assembleia Geral dos Bispos, em Aparecida (SP). E agora, foi o momento de oficializar e assumir. O presidente do Regional Sul 4, Dom João Francisco Salm, encorajou os presentes: “Se voltarmos animados para nossas Dioceses, repassando isso às coordenações e lideranças, aos padres, aos diáconos permanentes, aos religiosos (as), certamente Deus vai nos ouvir”.
Após a apresentação, os dez Bispos do Regional Sul 4 entregaram, simbolicamente, alguns folders para cada padre coordenador de pastoral, pedindo o comprometimento para a realização dessa ação. Em seguida, fizeram o mesmo para cada coordenador de pastoral. Então, para marcar o lançamento oficial da ação, os Bispos conduziram a oração de uma dezena do rosário pelas vocações, pois esse é um dos eixos da Ação: que em todos os encontros, celebrações, reuniões da se reze, ao menos, uma dezena do rosário pedindo vocações para Igreja, por intercessão de Maria. O segundo eixo da Ação Evangelizadora “Cada Comunidade uma nova vocação” será a publicação de testemunhos vocacionais nos meios de comunicação social.
Essa Ação acontecerá, a partir de 2018, na Igreja dos três estados do Sul do Brasil: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além das dioceses de Osasco (SP) e Bafatá, na Guiné-Bissau. Serão 50 dioceses unidas nessa mesma intenção: pedir ao Senhor da Messe que envie vocações para a Igreja.