logocnlb-400x388Neste domingo 23 de novembro celebramos a Festa de Cristo Rei e o Dia do Cristão Leigo e Leiga, como discípulos(as) missionários(as) queremos neste dia manifestar a nossa FÉ e Esperança e a Luz do Concílio Vaticano II, ressaltar a importância da organização dos leigos e leigas no Regional Sul 2 da CNBB. É com grande alegria que saúdo e parabenizo a todos e todas pelo imenso e difícil trabalho de ser luz no mundo, pela atuação no campo da evangelização e pela participação nos diferentes campos de inserção na Sociedade fazendo com que a mesma se torne mais justa, humana e solidária.

À Igreja é a comunidade dos Discípulos Missionários de Jesus, sendo Jesus Cristo Rei do Universo por Ele, Nele e com Ele participamos igualmente de seu Reinado. Esta é a nossa função de Leigos e Leigas que vivem no mundo o seu Batismo. O reinado de Cristo se baseia no amor, no serviço, na justiça e na paz. Fica o desafio de sermos sempre mais sinal do Reino neste mundo, contribuindo, a seu modo, para que o Reino aconteça na sociedade e na Igreja.

Ao celebrarmos o Dia do Leigo e da Leiga na Festa de Cristo Rei reafirmamos que, pelo batismo, o Leigo e a Leiga se associam plenamente ás funções de Cristo: Sacerdote; Rei e Profeta. Conferindo a vocação Laical a missão indispensável no processo de Evangelização. Que Cristo é o Rei não temos dúvidas. Mas temos que fazê-lo Rei do nosso coração e das nossas ações. Temos que fazer com que os seus valores, aqueles vividos e pregados em sua vida terrena, sejam os valores que norteiam não só a nossa vida, mas a vida de todos os homens e de todos os povos.

Que os Leigos e Leigas de nossa Igreja tenham apenas um Rei, e que sua Lei seja a nossa: Amar até as ultimas consequências. O Reino de Deus acontece onde Jesus é conhecido, acreditado, obedecido e amado e este Reino de Deus começa dentro do coração das pessoas e cresce na vida comunitária. Foi o próprio Jesus que disse: “o Reino de Deus está no meio de vós!”(Lc.17,21).

Alegramo-nos com todos os que assumem a sua vocação batismal. Através do sacramento do batismo somos todos vocacionados a sermos Leigos e Leigas: ‘‘homens e mulheres da Igreja no coração do mundo e homens e mulheres do mundo no coração da Igreja.”(Puebla, 786). Sobre a proteção do manto de Nossa Senhora do Rocio Padroeira dos Leigos e Leigas do Paraná, e animados pela dinâmica do Reino e em tempos de Francisco… sigamos em Missão!!

Parabéns Cristãos Leigos e Leigas pelo nosso dia… Um abraço na ternura de Maria!!

Dirce Laureano

Presidente do CNLB Regional Sul 2

LITURGIA DIÁRIA

Últimos Posts