Pastoral do MenorOs adolescentes da Escola de Cidadania Dom Luciano Mendes de Almeida da Arquidiocese de Cascavel – Regional Sul 2 da CNBB, realizaram, no último dia 04 de janeiro de 2015, a CAMINHADA PELA PAZ, em uma ação conjunta com os grupos de jovens da Pastoral da Juventude, grupo de Hip Hop ligado à CUFA – Central Única das Favelas;  alunos do Colégio Interlagos e a juventude da Paróquia Santo Inácio de Loyola.

A CAMINHADA PELA PAZ teve início às 16:00 hs do dia 04 de janeiro, em frente ao Centro da Juventude, no bairro Julieta Bueno, na região norte de Cascavel-PR, que é uma das regiões mais assoladas pela violência do narcotráfico naquele município. Os jovens caminharam pelo bairro, cantando, recitando poesias e orações pedindo pela PAZ. A população se uniu aos jovens em oração, havendo profunda comunhão de anseios na mística e uma diversidade muito linda entre os participantes da caminhada.

Caminhada pela pazO ato teve por objetivo valorizar a iniciativa da CNBB, que erigiu 2015 como o da paz, e, ainda, inaugurar oficialmente a Campanha Por uma Polícia Efetivamente Pacificadora.

A Campanha Por uma Polícia Efetivamente Pacificadora, vem sendo trabalhada pelos adolescentes da Escola de Cidadania Dom Luciano Mendes de Almeida em conjunto com as demais entidades que participaram do evento, para atender a demanda da juventude da região norte de Cascavel-PR, que desde o ano de 2012, tem reclamado da ação violenta, irrespeituosa e racista, por parte da Polícia Militar, quando realiza as abordagens e revistas em suas rondas naquela região.

As ações da campanha estão centradas na promoção do diálogo institucional, entre a juventude e o comando da Polícia Militar. O diálogo vem sendo realizado através de rodas de conversa nos colégios da região norte de Cascavel-PR para a oitiva da juventude, seguidas de reuniões com representantes das instituições ligadas à segurança pública, educação e entidades de defesa dos Direitos Humanos. A campanha será realizada ao longo do ano de 2015 e deverá perdurar enquanto persistirem as reclamações por parte da juventude da região norte.

A CAMINHADA PELA PAZ foi encerrada com um abraço coletivo em torno da UPS – Unidade de Pacificação Social, quando as adolescentes da Escola de Cidadania Dom Luciano Mendes de Almeida entregaram  Lírios da Paz aos policiais, como prova da boa disposição ao diálogo por parte da juventude e, também, de coragem e muita determinação na luta pelo direito à Paz. Os participantes preencheram a lista de chamada, deixando impressa a marca da sua mão com as cores da bandeira do Brasil, na faixa que acompanhará todos os atos da campanha, e no final, foram apreciar as apresentações de hip hop e taekwondo, no salão de festas da comunidade católica do bairro Interlagos.

LITURGIA DIÁRIA

Últimos Posts