A Casa de Encontros Nossa Senhora de Guadalupe, de Guarapuava/PR, acolheu entre os dias 16 e 18 de março de 2018 o Encontro de Formação Regional, promovido pela Comissão Regional de Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso (CREDEIR). Com o tema “Iniciação à Vida Cristã em diálogo: irmãos e irmãs no seguimento de Jesus”, o encontro contou a presença dos membros da Comissão Regional e lideranças de dioceses do Regional Sul 2 da CNBB.

O evento se situou em continuidade temática à reflexão desenvolvida em nível nacional no início do mês de fevereiro no Simpósio da CNBB Nacional. A proposta foi construída em sintonia com a caminhada da Igreja do Brasil, em referência especial às Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (DGAE), que tem como uma de suas cinco urgências a Igreja como “Casa da Iniciação à Vida Cristã”. Também sustentam essa reflexão as proposições contidas no recente documento da Conferência “Iniciação à Vida Cristã: itinerário para formar discípulos missionários” (Documento 107).

A relevância do tema se apresenta sob diferentes aspectos. Do ponto de vista contextual, a experiência de fé na atualidade acontece em um cenário de pluralismo cultural e religioso, também no interior do cristianismo. Assim, o testemunho cristão no mundo não é alheio a esta realidade, mas se dá pelo necessário diálogo com ela. No que se refere ao conteúdo da fé, nos passos do Concílio Vaticano II, a ecumenicidade se situa como um elemento constitutivo da fé cristã. Seja no âmbito catequético e sistemático da Iniciação à Vida Cristã (IVC), como na experiência mistagógica permanente do discipulado, o processo de vivência e transmissão da fé não pode prescindir de sua dimensão ecumênica.
Além de uma fecunda experiência orante pautada nos principais aspectos da IVC, os participantes tiveram a oportunidade de refletir sobre os conceitos fundamentais de IVC, do Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso. Integrou, igualmente, o programa a apresentação e reflexão sobre o tema da Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC) de 2018. Colaboraram, respectivamente, no desenvolvimento destes temas Dom Manoel João Francisco, bispo de Cornélio Procópio/PR e referencial da CREDEIR; Pe. Edivaldo Donato Bernardo, da diocese de Foz de Iguaçu; e Pe. Volnei de Campos, da Arquidiocese de Curitiba e assessor da Comissão Regional. Como encaminhamento propositivo, o grupo pode estabelecer um diálogo entre os temas abordagens e as práticas pastorais, intuindo caminhos para uma Iniciação à Vida Cristã em perspectiva ecumênica.

Por: Comissão Regional para o Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso

LITURGIA DIÁRIA

Últimos Posts