catequeseO encontro de assessores diocesanos da catequese aconteceu nos dias 07 e 08 de maio de 2013, em Curitiba. Contamos com a presença do bispo referencial da catequese no Paraná, Dom José Antonio Peruzzo, que acolheu a todos e dirigiu um momento de espiritualidade e reflexão.

Em pauta, dois assuntos principais. O primeiro é a urgente necessidade do trabalho catequético junto à pessoa com deficiência. Certamente é um desafio para as dioceses, para as nossas paróquias. O Padre Marcos Antônio, Diocese de Jacarezinho, evidenciou que todos têm direito à catequese, sendo dever da Igreja olhar com carinho essa realidade. Já o Padre Leonir Antônio, assessor da Pastoral dos Surdos, apresentou os trabalhos já realizados e os inúmeros desafios.

O outro assunto apresentado foi as pistas de ação do Sínodo da “Nova evangelização para transmissão da fé cristã e catequese”. O estudo foi ministrado pelo Padre Décio, assessor nacional da catequese da CNBB. Tal reflexão trouxe questionamentos e luzes que nos auxiliarão na missão de evangelizar, sobretudo, no trabalho catequético.

Enfim, o encontro de assessores foi excelente. Estamos dando passos significativos em nossa catequese, e com alegria notamos o esforço do nosso clero na interação e sensibilidade para com a catequese. Lembremos com júbilo de todos os coordenadores e de todos os nossos catequistas que não medem esforços na missão de catequizar.

Com a graça de Deus e o grande apoio de nosso pastor, Dom Geremias, juntamente com toda a equipe de coordenação diocesana de catequese, afirmo com propriedade que a catequese da diocese de Paranavaí está caminhando satisfatoriamente. Que Deus abençoe a todos.

Padre Gilmar da Silva

LITURGIA DIÁRIA

Últimos Posts