Foi realizado no último final de semana, 17 e 18 de junho, na Casa de Líderes Nossa Senhora de Guadalupe em Guarapuava, o Encontro Estadual para Coordenadores de Grupos de Oração e Núcleos de Serviço que contou com a presença de mais de 330 participantes de todo o estado, dentre eles, coordenadores de grupos de oração, membros de núcleos de serviço e membros de equipes diocesanas.

O Encontro iniciou no sábado, 17, com credenciamento dos participantes e café da manhã. Em seguida, todos vivenciaram um profundo momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento, que foi conduzido pelo presidente do conselho estadual da RCC Goiás, Klaus Newman Luz, juntamente com a secretária-geral da RCC Paraná, Ivone Magnani Pasquali.

A primeira pregação foi conduzida por Klaus Newman Luz, com o tema: “Voltai Para Mim e Eu Voltarei Para Vós”. Durante a pregação, Klaus afirmou que “para sermos parecidos com Jesus, nós precisamos voltar para Deus. Se eu não volto para Deus não tem como eu ser parecido com o Senhor. Nós precisamos voltar a refletir Jesus. Não para ser bonito, aplaudido, para ser louvado nas ruas. Mas para as pessoas olharem para nós e quererem ser de Jesus”. O pregador afirmou a todas as instâncias de coordenação que “a sua coordenação vai te levar para o céu.”

Na sequência, Miguel Machinski Junior, presidente do conselho estadual da RCC Paraná, acolheu a todos os presentes. A segunda pregação da manhã cujo tema “Apaixonados Pelo Senhor” foi realizada por Mário Lúcio Ferreira, coordenador nacional do Ministério de Formação. O pregador alertou que “o nosso serviço tem que ser consequência de um amor apaixonado pelo Senhor. O Pai ama tanto Jesus e Jesus ama tanto o Pai que esse amor transborda pelo Espírito Santo”. O pregador nos exorta: “esse amor que foi derramado em nós precisa queimar os nossos corações. Quando os corações ardem, os pés caminham. E como o coração arde? Através do Batismo no Espírito Santo”.

No período da tarde, após a animação e louvor, Klaus levou os participantes a refletirem sobre o que é um “Grupo de Oração Conduzido Pelo Espírito Santo”, onde afirmou que “Pentecostes é transformação, as pessoas precisam ser transformadas, e isso só acontecerá nos nossos grupos de oração se eles forem conduzidos pelo Espírito Santo”.

Na sequência, Mário Lúcio conduziu o tema “Para sempre Guardiões”. O pregador afirma que “não podemos deixar de sermos sentinelas. Guardemos o tesouro da RCC que é o grupo de oração”. Após a pregação, houve a mesa redonda, moderada pelo coordenador estadual do Ministério de Formação, Alexandre Ruiz da Costa, com Miguel, Klaus e Mário Lúcio para responder as dúvidas e outras questões relacionadas aos grupos de oração do movimento eclesial Renovação Carismática Católica (RCC). Klaus encerrou as pregações do sábado com o tema “Maturidade Eclesial”.

Na noite do sábado, os participantes vivenciaram um momento de convivência fraterna, com Noite Carismática, testemunhos e uma festa junina.

O domingo, dia 18, iniciou com momento profundo de oração com o uso dos carismas, que foi conduzido pelo Ministério de Música e Artes, juntamente com Mário Lúcio que, na sequência, pregou o tema “Grupo de Oração, uma Comunidade de Amor”. Ele falou sobre a importância de cada servo nos grupos de oração e o pastoreio. Em seguida, Alexandre Ruiz da Costa testemunhou sobre o seu grupo de oração na Arquidiocese de Londrina, onde têm colhido os frutos da perseverança, de fidelidade ao Senhor e aos direcionamentos da RCC Brasil. Após, houve o momento de envio com a dinâmica “mantendo a chama acesa”, que foi conduzido por Miguel Machinski Júnior.

O encontro encerrou com a celebração da Santa Missa, presidida pelo Frei Célio Ferreira, da cidade de Guarapuava. Durante a homilia, Frei Célio enfatizou a toda a RCC Paraná que “a messe é grande e ainda há muito a ser feito. Avante Família Carismática! O mundo precisa da nossa luz! Vejam a importância de cada um de vocês, dos grupos de oração, dos servos: a messe é grande, mas os operários para a colheita são poucos”.

Veni Creator Spiritus!

(Fonte: Site RCC/PR)

LITURGIA DIÁRIA

Últimos Posts