O Papa Francisco nomeou hoje, 16, Dom Ordom-orlandolando Brandes Arcebispo de Aparecida, onde até este momento foi Arcebispo o Cardeal Raymundo Damasceno Assis.

Dom Orlando iniciou seu ministério de Arcebispo de Londrina em 23 de julho de 2006, depois de ter sido Bispo Diocesano de Joinville, por doze anos.

O novo Arcebispo de Aparecida nasceu dia 13 de abril de 1946, em Urubici (SC), Diocese de Lages. Fez seus estudos de Filosofia em Curitiba e Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma e Mestrado em Teologia Moral também em Roma. Foi ordenado presbítero, a 06 de julho de 1974.

Alguns dos ministérios exercidos

Foi professor de Teologia no ITESC (Instituto de Teologia de Santa Catarina), Reitor do Seminário Maior de Florianópolis, Diretor do ITESC, Membro do Tribunal Eclesiástico de Florianópolis, Pregador de Retiros e Missões.

Foi nomeado Bispo Diocesano de Joinville em 09 de março de 1994 e ordenado em 06 de julho do mesmo ano.

Em 10 de maio de 2006 foi nomeado Arcebispo de Londrina e empossado a 23 de julho do mesmo ano.

Dom Orlando publica artigos semanais em jornais e programas de rádios. No Regional Sul 2 foi vice-presidente, bispo referencial da Pastoral Familiar e atualmente era o referencial para a Pastoral do Migrante e dos Pequenos Grupos.

Destaques

Dom Orlando é incentivador dos Grupos de Reflexão, da Animação Bíblica da Pastoral e das Pastorais Sociais. No Regional Sul 2 foi vice-presidente, bispo referencial da Pastoral Familiar e atualmente era o referencial para a Pastoral do Migrante e dos Pequenos Grupos.

A Presidência do Regional Sul 2 manifesta toda a sua alegria pela nomeação de Dom Orlando para Aparecida e pede à Mãe Aparecida que o acolha e o proteja debaixo de seu manto sagrado.

LITURGIA DIÁRIA

Últimos Posts