Sábado, 9 de abril, quarto dia da 54ª Assembleia Geral da CNBB. A celebração na Basílica foi presidida pelo Presidente do Regional Sul 2 da CNBB, arcebispo de Cascavel (PR), dom Mauro Aparecido dos Santos, e concelebrada pelos bispos do Regional.

Em sua homilia dom Mauro, refletindo o Evangelho (Jo 6,16-21) em que Jesus disse: “Sou eu. Não tenhais medo”, o arcebispo lembrou que no dia a dia as pessoas são chamadas a resolver muitos problemas e tem que ter fé para superá-los. “Não podemos ter medo de enfrentá-los, podemos até prorrogar para uma melhor reflexão. Devemos sempre tomar a decisão porque é a nossa missão. Nós recebemos a graça para podermos resolver esses problemas que surgem em nossas comunidades”.  Dom Mauro disse que muitas vezes as pessoas antecipam ou se desesperam por fatos que ainda estão por vir. “Nós temos que viver da realidade do dia a dia. Como tem um ditado que diz ‘espere o tiro chegar para depois sangrar’. A maioria dos tiros nunca chegarão. ”

Dom Mauro lembrou também que o Regional não deixou o medo bloquear sua ação missionária. “Nós saímos do Paraná e estamos na Igreja da Guiné Bissau, na Comunidade de Quebo (África do Sul)”. Nessa Missão Católica o Regional está com dois missionários e com uma ação em desenvolvimento que tem o objetivo de levar 20 mil bíblias para aquela comunidade, traduzidas no dialeto local.  Dom Mauro também pediu paz para o município de Quedas do Iguaçu (PR) onde dois trabalhadores rurais foram mortos nesta semana em conflitos de terra e pediu orações para que seja nomeado o bispo para a diocese de Palmas-Francisco Beltrão (PR) que encontra-se vacante.

Dom Mauro agradeceu e elogiou a iniciativa da presidência da CNBB por proporcionar a oportunidade de os regionais celebrarem durante a Assembleia Geral. Na ocasião ele também lembrou que no Regional Sul 2, neste ano, celebram 90 anos  as dioceses de Jacarezinho e Ponta Grossa e 50 anos a diocese de Guarapuava.

(OUÇA A HOMILIA NA ÍNTEGRA)

MAIS MATÉRIAS E ENTREVISTAS (CLIQUE AQUI)