Dom João
Alguns membros da Comissão Episcopal de Pastoral do Regional Sul 2

Na manhã de hoje, o Papa Francisco nomeou Dom João Bosco Barbosa de Sousa, ofm, bispo para a Diocese de Osasco (SP), transferindo-o da Diocese de União da Vitória (PR), onde foi o bispo por sete anos.

Natural de Guaratinguetá (SP), Dom Bosco tornou-se um cidadão paranaense de alma e coração e aqui, além de ser um grande frei, em especial na cidade de Pato Branco, onde foi pároco e é conhecido por Frei João, tornou-se um grande bispo e sendo pai e pastor, conquistou uma constelação de amigos.

Dom João é Presidente do Regional Sul 2, desde março de 2011. Formado em Jornalismo, dotado de muitas qualidades humanas imprimiu um ritmo evangelizador nas atividades por ele coordenadas. Mas Dom Bosco tem um ‘ponto fraco’: é familiarizável, faz acontecer o clima de família ao seu redor e tem uma paixão pela Pastoral Familiar, que também coordenou por alguns anos no Paraná.

A secretaria do Regional, onde Dom João costuma vir e se fazer família, sente intensamente a sua transferência para Osasco, e tem consciência de que está oferecendo àquela Igreja um ‘diamante’, qual brilho se manifesta em vários aspectos, e sendo reflexo da LUZ maior, ajudará iluminar aquela imensa porção do Povo de Deus a ele confiada.

Os bispos do Regional louvam a Deus pela vida, pelo sim generoso, alegre, prestativo e constante desse magnífico promotor de comunhão.

Numa entrevista por ocasião da sua nomeação para União da Vitória, ele disse: “Mudam-se as tarefas, mas permanece o mesmo frade simples, de muitos amigos e disposição de aprender”. Dom João assumirá uma diocese que abrange 12 municípios da Região Metropolitana de São Paulo, uma das maiores e mais populosas dioceses do Brasil.

Alguns flashes da sua história encontram-se no seu blog. Clique aqui.

LITURGIA DIÁRIA

Últimos Posts