Do Paraná, participou do encontro dom Adenis Roberto de Oliveira, nomeado em 28 de fevereiro deste ano 

Ao longo dessa semana, de 1º a 5 de julho, 22 bispos, nomeados entre setembro de 2023 e junho deste ano, estiveram na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília (DF), participando do Encontro dos Bispos de Recente Nomeação. 

O bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral, dom Ricardo Hoepers, e o arcebispo de Porto Alegre e presidente da CNBB, dom Jaime Spengler, participaram da abertura do encontro. 

O bispo auxiliar de São Paulo e presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, dom Ângelo Mezzari, destaca que o objetivo é oferecer a oportunidade para que os novos bispos conheçam a Conferência, reflitam sobre a missão própria do bispo e também o que significa a colegialidade episcopal e a pertença à uma Conferência. 

“O encontro também favorece, de modo muito particular, a partilha, a oração, a convivência e a reflexão de modo que os bispos possam se sentir verdadeiramente animados para a sua missão”, disse dom Ângelo. 

Temas e visitas 

Nos cinco dias de encontro, os bispos aprofundaram os seguintes temas: a organização da CNBB, o bispo e a sua missão, Campanhas (Fraternidade e Evangelização), saúde integral, o bispo no código de direito canônico, regimento e estatuto da CNBB, proteção de menores, apresentação das Comissões, Lei Geral de Proteção de Dados, gestão eclesial. 

Eles também realizaram visitas à Nunciatura Apostólica do Brasil e a organismos vinculados à CNBB, como o Centro Cultural Missionário, a Edições CNBB, a Conferência dos Religiosos do Brasil, a Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam-Brasil), o Centro Nacional de Fé e Política (Cefep) e as Pontifícias Obras Missionárias. 

Bispo de nomeação recente no Paraná 

Dom Adenis | Foto: Luís Lopes – ASCOM CNBB

Entre os 22 bispos, participou do encontro, o bispo auxiliar de Curitiba, dom Adenis Roberto de Oliveira. Ele foi nomeado pelo Papa Francisco no dia 28 de fevereiro, e ordenado bispo no dia 11 de maio, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora Aparecida, localizada no município de Vargem Bonita (SC), que pertence à diocese de Joaçaba (SC), sua cidade terra natal.   

Para dom Adenis, o encontro foi um momento muito importante de aprofundamento da missão episcopal e de convivência fraterna com outros bispos nomeados recentemente.  

“O tempo do encontro foi muito importante para um conhecimento maior sobre a realidade da CNBB. Tivemos muitas indicações práticas para o ministério episcopal. Além da convivência fraterna com os irmãos, que foram nomeados bispos recentemente e também estão no início do ministério. O encontro foi como o índice de um trabalho acadêmico, uma introdução, na qual foram apostadas as linhas gerais daquilo que precisamos desenvolver depois. Tivemos uma visão geral e muito importante do ministério episcopal”, contou dom Adenis.  

(Fonte: CNBB)

LITURGIA DIÁRIA

Últimos Posts