Teve início no mês de março, no Seminário Diocesano Rainha das Missões, em União da Vitória –PR, o Curso de Teologia para Leigos, que tem como nome, Escola Teológica e Pastoral São João XXIII. O Curso é um projeto da Diocese de União da Vitória, e tem como objetivo fornecer formação teológica para lideranças das paróquias, religiosos(as) e leigos em geral que tenham interesse em se aprofundar no conhecimento da fé católica.

Desde 2003 em funcionamento, o Curso tem duração de 3 anos e fornece um total de 600 horas/aula. Nesses 12 anos em atividade, tendo em torno de 35 alunos inscritos a cada ano, o Curso já formou 9 turmas. Em 2014 foram 7 alunos formados, e para 2015 a previsão é que mais 8 concluam o Curso.

Esse ano, 27 novos leigos iniciaram o curso, somando um total de 48 alunos na turma. Vindos de diversas cidades da Diocese como, Cruz Machado, Bituruna, Antônio Olinto, Paulo Frontin, Paula Freitas, União da Vitória e Porto Vitória, organizados em caravanas ou tomando ônibus que trazem alunos para as faculdades, muitos após um dia de muito trabalho, ainda fazem essa peregrinação para se aprofundar na fé.

 

Testemunhos

Uma das novas alunas no curso é Jozeane Zbitkowski, que havia começado a Escola em anos anteriores, mas como dependia muito de ônibus acabou desistindo pela dificuldade. Agora ela aproveita a carona de seu marido e se sente feliz em poder voltar. “As coisas de Deus, da religião eu tenho muito interesse, muita vontade em aprender. Sinto que são coisas que me atraem de uma maneira diferente, é forte, e a Escola é a oportunidade desse aprimoramento no conhecimento e na fé”, diz ela entusiasmada.

Também outra nova aluna do Curso, Camila Graf Velten, de 21 anos, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em União da Vitória, convidada pela sua mãe, que também voltou a fazer o Curso, é uma grande oportunidade de se amadurecer mais na fé. “Tenho muita curiosidade de saber mais da Teologia, conhecer mais da vida de Jesus, vai me abrir muito a mente e é claro, influenciar positivamente na minha fé”, declara Camila.

Com o conhecimento da Teologia, os leigos podem melhor ajudar em suas comunidades nos encontros de formação, bem como, crescem no conhecimento da própria fé que professam e vivem. É o que testemunha Jackson Luis Rasera, da cidade de União da Vitória, que participa na paróquia São Judas Tadeu, e faz parte do Encontro de Casais com Cristo (ECC). Segundo ele, o Curso de Teologia é a oportunidade de conhecer melhor a Igreja, ter uma bagagem de conhecimento maior para transmitir aos outros. “Para quem está sempre envolvido nos trabalhos da Igreja quanto mais você conhecer a fé, a religião, melhor você pode propagar esse conhecimento para outras pessoas”, declara Jackson.

Buscando também um conhecimento mais profundo da fé que professam, sem se preocupar com um curso para ter certificado, o casal Orlando de Souza e Arlete de Souza, ela catequista na Igreja Catedral, em União da Vitória, venceram alguns obstáculos para poderem frequentar as aulas. “Nós já desejávamos fazer a teologia, mas quando pensávamos em três anos e víamos as dificuldades de conciliar o tempo e a família, não tínhamos coragem. Após a viagem para a Terra Santa, vi a necessidade de me aprofundar mais, e tive também o incentivo de uma amiga que já havia começado o curso e dizia que passariam ligeiro os três anos”, afirmou Arlete.

Para Orlando, a importância está em estudar a fé, é uma necessidade pessoal. “Não estou pensando em certificados, em nada disso, quero mesmo é aprender, me aprofundar naquilo que creio”, completa ele, ao lado da esposa.

Segundo informa a secretaria da Escola, não há valor de matrícula, o aluno(a) apenas tem a mensalidade de R$ 25,00. Esse valor é investido na manutenção de gastos referentes às aulas e à aquisição de livros. Contudo, como a Escola não visa lucros, caso o aluno comprove a dificuldade para manter a mensalidade, ele não será impedido de fazer o Curso, podendo mesmo assim frequentar as aulas gratuitamente. A bibliografia básica exigida do estudante é a Bíblia Sagrada, o Compêndio do Vaticano II e o Catecismo da Igreja Católica.

Pe. Marcelo

[email protected]

 

LITURGIA DIÁRIA

Últimos Posts