14052016-sem título-0473“À Arquidiocese de Curitiba minha gratidão, à Diocese de Rio Grande, meu coração”. Assim o novo Bispo Dom Ricardo Hoepers, encerrou sua fala durante a celebração de sua Ordenação Episcopal no último sábado, 14 de maio, na Catedral de Curitiba. Hoepers é curitibano, estava atualmente como pároco na Igreja Santo Agostinho e Santa Mônica e parte no início de junho para ser o bispo da Diocese de Rio Grande (RS).

A alegria e simpatia do ordenado contagiaram os fiéis, tornando a celebração um momento emocionante. O único pedido de Hoepers para a celebração foi a tradução simultânea em libras, para atender os surdos. Hoepers era coordenador da Pastoral dos Surdos da Arquidiocese de Curitiba.

A Catedral contou com presença de familiares do novo bispo, autoridades, boa parte do clero da Arquidiocese de Curitiba, bispos do Paraná e centenas de fiéis, entre eles muitos da paróquia São Francisco de Paula, onde foi pároco e da Paróquia Santo Agostinho e Santa Mônica, onde estava como pároco até então. Os bispos ordenantes foram Dom José Antônio Peruzzo, Arcebispo de Curitiba, Dom Pedro Fedalto, Arcebispo emérito de Curitiba e Dom José Mário Stroeher, bispo emérito de Rio Grande. Hoepers  é agora o 34º bispo paranaense.

14052016-sem título-0585Para o Arcebispo de Curitiba, Dom Peruzzo, a ordenação de Dom Ricardo como bispo de Rio Grande é de uma certa forma uma gratidão ao povo gaúcho que participou da construção do Paraná. “O nosso clero se sente engrandecido porque um dos seus, que aqui nasceu e cresceu, escolhido pelo Papa, agora vai oferecer a outros a riqueza da fé que aqui recebeu”.

Ao final da celebração, Dom Ricardo comentou sobre o desafio em iniciar a vida episcopal em outra diocese: “Nenhum desafio é tão grande quando acreditamos na Igreja enquanto parte do povo de Deus e eu não vou para resolver nada sozinho, vou para junto com o povo lutar pela Igreja local”. Dom Ricardo ainda deixou claro como vai encarar os novos desafios: “A alegria é o coração que se abre para a missão e o Papa nos pede uma igreja em saída. Então vamos a Rio Grande levar a alegria de evangelizar, a alegria do Senhor, a alegria das famílias”

Dom Ricardo Hoepers nasceu em Curitiba-PR em 16 de dezembro de 1970 e ingressou no Seminário Arquidiocesano São José aos 19 anos. Cursou Filosofia na Universidade Federal do Paraná e Teologia no Studium Theologicum. Em 1999 foi ordenado Presbítero.

Hoepers fez mestrado e doutorado em Bioética e Teologia Moral na Accademia Alfonsiana, em Roma. Atuou como professor na Faculdade Vicentina. Na trajetória como padre foi diretor da Faculdade de Filosofia da Arquidiocese de Curitiba (2002-2003), coordenador geral do clero (2005 a 2008), membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultadores, assessor eclesiástico da pastoral da Pessoa Idosa, no regional Sul 2 da CNBB. É autor do livro “Teologia Moral no Brasil: um perfil histórico”.

Crédito das fotos: Patryck Madeira – Arquidiocese de Curitiba

LITURGIA DIÁRIA

Últimos Posts