A diocese de Paranavaí (PR) realizou o 5º Encontro dos Coordenadores das Pastorais Sociais, entre os dias 21 e 23 de março, com o tema “Pastorais Sociais, formação de consciência social para a defesa da vida”. Os participantes foram acolhidos pelo bispo diocesano, dom Geremias Steinmetz.

Esteve presente no evento o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade da Justiça e da Paz, padre Nelito Dornelas, que representou as Pastorais Sociais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O coordenador diocesano da Ação Evangelizadora, padre Romildo Pereira, conduziu o encontro, que buscou promover a pastoral orgânica, por meio de ações articuladas com base na quinta urgência apresentada pelas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (DGAE), que pede uma Igreja a serviço da vida plena para todos.

Na ocasião, os coordenadores também debateram sobre as finalidades e práticas das Pastorais Sociais, no âmbito local. Houve um momento de análise das questões sociais no Brasil e no mundo, lembrando da importância das “pastorais de fronteira”, como a Pastoral do Migrante, Pastoral Carcerária e o enfrentamento do Tráfico Humano.

Os participantes partilharam, ainda, as experiências positivas das pastorais com o setor público e assumiram o compromisso de ajudar na campanha de coleta de assinaturas pela Reforma Política.

LITURGIA DIÁRIA

Últimos Posts