A 60ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) elegeu, nesta quinta-feira, 27 de abril, o novo presidente da Comissão Episcopal para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso da entidade. Estará à frente o bispo de Ponta de Pedras (PA), dom Teodoro Mendes Tavares. 

Após a confirmação do resultado, dom Teodoro foi perguntado pelo primeiro vice-presidente da CNBB, dom Jaime Spengler, se aceita a incumbência confiada pela assembleia geral. E respondeu:

“Antes de mais, agradeço a confiança depositada em mim e, considerando a importância da causa do ecumenismo e diálogo religioso, aceito para prestar esse serviço para a conferência.”

Biografia

Dom Teodoro nasceu em 7 de janeiro de 1964, na Ilha de Santiago, em Cabo Verde, um pequeno país africano que tem o Português como idioma oficial. Em 1984, aos vinte anos, ingressou na Congregação dos Missionários do Espírito Santo, tendo feito sua profissão religiosa em 1986.  

Sua ordenação presbiteral aconteceu em 11 de junho de 1993 e, em novembro de 1994, foi enviado como missionário ao Brasil, para trabalhar na prelazia de Tefé, no Amazonas. O então padre Teodoro trabalhou por 16 anos nessa prelazia e, nesse período, exerceu inúmeras funções. 

O Papa Bento XVI o nomeou, em dia 16 de fevereiro de 2011, bispo auxiliar da arquidiocese de Belém do Pará. Foi ordenado bispo no dia 8 de maio de 2011 na Ilha de Santiago, por dom Alberto Taveira Corrêa. Em 10 de junho de 2015, o Papa Francisco, o nomeou bispo coadjutor de Ponta de Pedras, no Arquipélago do Marajó, no Pará. Em 23 de setembro de 2015, o Papa Francisco, o nomeou bispo diocesano de Ponta de Pedras.

O Ecumenismo é uma área na qual dom Teodoro tem especialização. Em 1995, obteve o título de mestre em Ecumenismo pelo Trinity College, em Dublin. Foi bispo referencial para o Ecumenismo no regional Norte 2, professor de Ecumenismo e Diálogo inter-religioso, além de responsável pela Pastoral Ecumênica da arquidiocese de Belém e da Pastoral das Comunidades Ribeirinhas. Também possui pós-graduação em Desenvolvimento, com especialização em Estudos Franceses Modernos.

(Fonte: CNBB)

LITURGIA DIÁRIA

Últimos Posts