O Regional Sul 2 da CNBB, em parceria com a Arquidiocese de Curitiba e com o apoio da TV Evangelizar vai realizar uma coletiva de imprensa para marcar o lançamento oficial da Cartilha de Orientação Política 2024 – “A esperança não decepciona” (Rm 5,5). A coletiva terá como objetivo apresentar o subísio à Igreja e a sociedade, assim como falar do papel da Igreja Católica nessas eleições municipais de 2024.

Data: 9 de julho (terça-feira) às 11h

Local: Salão Nobre da Cúria da Arquidiocese de Curitiba | Av. Jaime Reis, 369 – São Francisco, Curitiba – PR

Transmissão ao vivo pelos canais do Youtube: https://www.youtube.com/@CNBBRegionalSul2 e https://www.youtube.com/@arquidiocesecwb

Compõe a mesa:

  • Dom Geremias Steinmetz – Arcebispo de Londrina e Presidente da CNBB Sul 2
  • Dom Reginei José Modolo – Bispo auxiliar de Curitiba e membro da comissão de reflexão da Cartilha
  • Profº. Rogério Carlos Born – Doutor e Mestre em Direitos Fundamentais e Democracia e membro da comissão de reflexão da Cartilha

Mediação: Padre Valdecir Badzinski – Secretário Executivo da CNBB Sul 2

O Regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) mantém sua tradição de publicar uma Cartilha de Orientação Política em anos eleitorais. Inspirada pelo documento 82 da CNBB: “Eleições 2006 – Orientações da CNBB”, que encorajava as igrejas a criarem cartilhas adaptadas às diferentes realidades brasileiras, a primeira edição foi lançada em 2008, ano de eleições municipais. Desde então, essas publicações têm desempenhado um papel essencial em informar e conscientizar os cidadãos sobre a importância do compromisso com a democracia.

Essas cartilhas são projetadas para abordar a política de forma simples e didática, ajudando os cidadãos a compreenderem a relevância da política na sociedade. O conteúdo é apartidário, focando na essência da política sem qualquer viés partidário ou ideológico, refletindo a postura da Igreja Católica e da CNBB. Fiel ao Evangelho, a Igreja tem a missão de proteger e promover a vida humana desde a concepção até o fim natural. Conforme destacado pelo Papa Francisco na encíclica Fratelli Tutti, a “política melhor” é vital para que todos possam viver com dignidade.

A edição de 2024 é inspirada pelo Jubileu 2025, proposto pelo Papa Francisco, e adota o tema da Esperança. Com o objetivo de apresentar a política como uma ferramenta positiva e necessária para o bem comum, a esperança é o fio condutor de todo o conteúdo da cartilha.

A elaboração da cartilha teve início em fevereiro de 2024, com a colaboração de uma comissão de reflexão composta por bispos, padres e especialistas em diversas áreas do conhecimento e da comunicação.

Karina de Carvalho Nadal | Jornalista da CNBB Sul 2

LITURGIA DIÁRIA

Últimos Posts