No dia 04 de junho, o programa “Aparecida em Debate”, da TV Aparecida, teve como tema “o papel da Igreja nas eleições”. O secretário executivo do Regional Sul 2 da CNBB, padre Valdecir Badzinski, juntamente com o advogado, analista político e professor, Melillo Dinis do Nascimento, foram os convidados para debater o assunto com o jornalista Eduardo Miranda.

Dentre os pontos discutidos no programa, estiveram  a necessidade de conscientizar os eleitores sobre a importância de refletir sobre as propostas dos candidatos. Outro ponto discutido foi a contribuição da Igreja para a conscientização política dos eleitores. Um dos instrumentos utilizados para isso é a Cartilha de Orientação Política 2024, elaborada pelo Regional Sul 2 da CNBB, que neste ano tem por tema: “A esperança não decepciona” (Rm 5,5). CLIQUE AQUI PARA ADQUIRIR. 

Trata-se de um subsídio destinado a eleitores e candidatos, a grupos, comunidades e meios de comunicação. O seu objetivo é contribuir para a formação de uma sadia consciência política e motivar a participação no processo eleitoral. O subsídio é apartidário, ou seja, trata sobre política na sua essência, sem posicionamento partidário ou ideológico. Essa é a posição da Igreja Católica e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Fiel ao Evangelho, a Igreja tem a missão de cuidar e defender a vida humana, desde a sua concepção até o seu fim natural, por isso acredita que a “política melhor”, como escreveu o Papa Francisco na Fratelli Tutti, é um caminho necessário para que todos possam viver com dignidade.

Confira o programa na íntegra:

LITURGIA DIÁRIA

Últimos Posts