Na manhã dessa terça-feira, 12 de dezembro, o arcebispo de Londrina (PR) e presidente da CNBB Sul 2, dom Geremias Steinmetz, e o secretário executivo da CNBB Sul 2, padre Valdecir Badzinski, estiveram no depósito da empresa NPL, em São José dos Pinhais (PR), onde chegaram as 25 mil Bíblias da Edições CNBB, que serão enviadas para a Guiné-Bissau

O principal objetivo da visita foi abençoar as 25 mil Bíblias que, em breve, serão enviadas para o povo da Guiné-Bissau. Assim como, conhecer e dialogar com os responsáveis pela empresa NPL, que será a responsável pelo armazenamento, os despachos documentais, o estufamento do container e o seu transporte terrestre e marítimo até o país da Guiné-Bissau. Todo esse processo, do início ao fim, será acompanhado pelo Regional Sul 2 da CNBB.
Antes da bênção, dom Geremias e o padre Valdecir agradeceram a todos que colaboraram com a ação missionária: “Missão Palavra e Pão”, que teve por principal objetivo conseguir os recursos para adquirir e enviar 25 mil Bíblias para a Guiné-Bissau. Essa ação teve o protagonismo dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística de todo Paraná que, durante os meses de maio a setembro de 2023, empenharam-se em mobilizar as pessoas próximas para conseguir o valor de uma Bíblia ou mais (R$36,90).
“É uma alegria para nós, paranaenses, podemos partilhar a Palavra de Deus, dessa forma como estamos fazendo, com o povo da Guiné-Bissau, que também necessita ouvir a Palavra de Deus, assim como nós. Vamos continuar sendo discípulos, amantes da Palavra de Deus e, sobretudo, pessoas que queiram construir, sempre mais, um mundo de fraternidade, de paz e de justiça”, disse dom Geremias.
“Nós agradecemos muito a todos os Ministros da Eucaristia, sacerdotes, irmãs, lideranças e todos aqueles que colaboraram, de uma forma ou outra, para que esse projeto se concretizasse. Hoje estamos aqui com empresários amigos que facilitarão todo o transporte, a preparação para o envio dessas Bíblias”, disse padre Valdecir.

Confira, no vídeo abaixo, como foi a bênção das Bíblias.

Previsão do envio das Bíblias
No projeto inicial, a previsão era de que as Bíblias seriam enviadas no mês de janeiro, a fim de que chegassem até a Páscoa de 2024, em 31 de março. No entanto, dado que sobrará espaço no container que vai levar as 25 mil Bíblias, a presidência do Regional Sul 2 da CNBB decidiu atrasar o envio até o dia de São José, 19 de março, a fim de que esse espaço livre possa ser preenchido com outros materiais necessários ao país e a Missão são Paulo VI.

Um pouco desse espaço será reservado para enviar livros de teologia para formar uma biblioteca no seminário de Bissau. A Comissão Episcopal para Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, em parceria com a Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB), o Conselho Missionário Nacional de Seminaristas (COMISE), a Comissão Nacional dos Presbíteros (CNP) e o Regional Sul 2 da CNBB, estão realizando uma campanha para a arrecadação desses livros. Para saber mais, CLIQUE AQUI.
“O envio de um container para a Guiné-Bissau é algo burocrático, demorado e custoso. Por isso, precisamos aproveitar ao máximo essa ocasião e, já que teremos espaço, oportunizar o envio de outros materiais e doações que são úteis e necessários ao povo guineense”, disse padre Valdecir.
Até o envio, a empresa NPL será responsável por armazenar as Bíblias, de modo seguro, em seu depósito. Depois, também será responsável por carregar (estufar) o container, transportar até o porto de Paranaguá (PR), e acompanhar o transporte marítimo até a Guiné-Bissau. Esse é o terceiro container que a CNBB Sul 2, em parceria com a NPL, envia para a Guiné-Bissau.

Karina de Carvalho – Assessora de Comunicação da CNBB Sul 2

LITURGIA DIÁRIA

Últimos Posts