A diocese de União da Vitória (PR) viveu um momento histórico e de profunda espiritualidade na noite de 12 de junho de 2026, Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, com a celebração da missa de abertura do Jubileu de Ouro, dando início oficialmente ao Ano Jubilar, em preparação aos 50 anos de instalação da diocese, que será celebrado em 6 de junho de 2027.

A programação teve início com a adoração ao Santíssimo Sacramento, conduzida pelo padre Joviano Salvatti. O momento reuniu todo o clero e os fiéis presentes em oração e preparação espiritual para a celebração eucarística.

Às 19h, teve início a missa de abertura do Jubileu de Ouro, na Catedral Sagrado Coração de Jesus, presidida pelo padre Antônio Carlos Rodrigues, administrador diocesano. Concelebraram os padres Sidnei José Reitz, João Francisco Sieklicki, Evaldo Karpinski, Douglas Ribasz e Ronaldo Rodrigues, e os diáconos Clarito e Gilson.

A celebração contou com representantes de todas as paróquias da diocese, além dos movimentos, organismos, pastorais e serviços. Logo no início, representantes das comunidades paroquiais realizaram uma procissão levando imagens de seus respectivos padroeiros, manifestando a unidade da Igreja Particular de União da Vitória em sua diversidade de comunidades e carismas.

Em sua homilia, padre Antônio destacou a importância da data escolhida para a abertura das celebrações jubilares. “Hoje, dia 12 de junho de 2026, dia do Sagrado Coração de Jesus, damos início oficialmente às comemorações e festividades referentes aos 50 anos da diocese de União da Vitória. É muito significativo que dom Walter Jorge tenha escolhido este dia para abrir oficialmente as celebrações deste Ano Jubilar, já que nossa diocese tem o Sagrado Coração de Jesus como seu padroeiro”. 

O administrador diocesano também recordou que a caminhada da diocese é marcada pela comunhão e pela sinodalidade. “Não é por acaso que todos estamos aqui. Não é por acaso que essa porção do povo de Deus faz parte da diocese de União da Vitória. Somos convidados a viver a sinodalidade, a caminharmos juntos, amparados pelo amor do Sagrado Coração de Jesus.”

Durante a reflexão, padre Antônio recordou ainda a encíclica Dilexit Nos (“Ele nos Amou”), do Papa Francisco, que convida os fiéis a aprofundarem a devoção ao Sagrado Coração de Jesus e a contemplarem o amor misericordioso que brota do coração de Cristo. Segundo ele, o Santo Padre convida toda a Igreja a contemplar “o coração de Jesus que amou até o fim, coração aberto e transpassado que derrama seu amor pela humanidade”.

O celebrante também recordou que a preparação para o Jubileu já vem sendo vivida em toda a diocese por meio da peregrinação da imagem do Sagrado Coração de Jesus pelas comunidades. “Irmãos e irmãs, estamos caminhando rumo aos cinquenta anos de nossa diocese. Todas as nossas comunidades já receberam a imagem peregrina do Sagrado Coração de Jesus, padroeiro da diocese, como primeira atividade que teve como objetivo preparar os nossos corações. Estamos ainda na fase de preparação, mas também de ação de graças por todos esses anos de evangelização”.

Padre Antônio agradeceu ainda a todos os sacerdotes, lideranças e fiéis que vêm incentivando a participação do povo de Deus nas atividades jubilares, destacando que este será um tempo especial para aprofundar o conhecimento sobre a história da diocese e, ao mesmo tempo, um momento privilegiado para fortalecer a evangelização e renovar o ardor missionário em todas as comunidades.

Como sinal visível do início das comemorações, na noite do dia 12 de junho, todas as torres das igrejas paroquiais da diocese foram iluminadas com a cor dourada, representando o Jubileu de Ouro e manifestando a comunhão das comunidades nesta caminhada rumo aos 50 anos.

Ao final da celebração, o coordenador diocesano da Ação Evangelizadora, padre João Francisco Sieklicki, apresentou algumas das principais atividades previstas para o Ano Jubilar. Em sua fala, recordou as 12 Promessas do Sagrado Coração de Jesus, que serão meditadas em todas as primeiras sextas-feiras de cada mês por meio do Devocionário Jubilar, confeccionado pela Equipe de Liturgia do Jubileu de Ouro em parceria com a Diocese de União da Vitória.

Padre João destacou que a proposta tem como objetivo fortalecer a espiritualidade dos fiéis durante este tempo especial de preparação para os 50 anos da diocese, aprofundando a devoção ao Sagrado Coração de Jesus e sua mensagem de amor e misericórdia.

O sacerdote também apresentou algumas das atividades que serão desenvolvidas nos próximos meses. Entre elas, destacou a apresentação oficial da bandeira da diocese de União da Vitória, prevista para o mês de setembro, além de ações voltadas às crianças da catequese e à juventude diocesana. Também foi lembrada a realização da Meia Maratona do Jubileu, que integrará a programação comemorativa.

Em sua mensagem, padre João Francisco ressaltou que o Ano Jubilar será uma oportunidade especial para que os fiéis conheçam ainda mais a história, a identidade e a missão da diocese de União da Vitória. Segundo ele, este será um tempo favorável para fortalecer a evangelização, envolver as comunidades e renovar o compromisso missionário de todo o povo de Deus.

O coordenador da Ação Evangelizadora também motivou todas as paróquias a incluírem em suas missas e celebrações o Hino Oficial da Diocese de União da Vitória, fortalecendo o espírito de unidade e comunhão que marcará toda a caminhada jubilar.

Ao encerrar sua fala, padre João Francisco convidou os fiéis a participarem ativamente das celebrações e iniciativas programadas para os próximos meses, recordando que o coroamento das festividades acontecerá em 6 de junho de 2027, data em que a diocese de União da Vitória celebrará solenemente seus 50 anos de instalação.

A celebração de abertura marcou o início oficial de um ano especial de memória, ação de graças e renovação missionária, convidando toda a diocese a caminhar unida sob a proteção do Sagrado Coração de Jesus rumo ao Jubileu de Ouro.

Setor de Comunicação Diocese de União da Vitória

LITURGIA DIÁRIA

Últimos Posts