O Centro de Formação do CELAM (CEBITEPAL), em parceria com a ANEC, a Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e a Educação da CNBB e o projeto Educação Financeira para a Vida (EFV), lança o curso “Educação Financeira para a Vida: um caminho para o Desenvolvimento Humano Integral”. A proposta formativa é inédita e busca integrar espiritualidade, economia e compromisso social à luz da Doutrina Social da Igreja.

Inspirado no legado do Papa Francisco — em especial no sexto compromisso do Pacto Educativo Global (“Renovar a Economia e a Política”) e na proposta da Economia de Francisco e Clara — o curso tem como objetivo provocar uma reflexão crítica sobre a forma como lidamos com o dinheiro, propondo uma nova cultura econômica, baseada no cuidado, na justiça e na solidariedade. Com início em 2 de junho de 2025 e encerramento em 14 de julho, o curso será realizado todas as segundas-feiras, das 20h às 21h30 (horário de Brasília), por meio de aulas síncronas via Zoom. O conteúdo também estará disponível para revisão na plataforma Moodle, e os participantes receberão certificado ao final dos 7 módulos.

O curso tem o nome do projeto Educação Financeira para a Vida (EFV) que é fruto do chamado do Papa Francisco, desenvolvido por dois jovens de nosso regional Sul 2 da CNBB, Ana Carolina Alves (mestre em economia e educadora financeira) e Augusto Martins (mestrando em teologia pastoral).

Para o jovem casal: “Lançar este curso é uma graça e também uma grande responsabilidade, pois há 6 anos o Papa Francisco convidou as juventudes do mundo para junto com ele assinarmos um pacto por uma economia mais humana, solidária e fraterna, e este projeto nasce como resposta a este convite. Assumimos isso como um apostolado, inicialmente devido a pandemia de COVID-19 criamos um podcast que pode ser encontrado gratuitamente em qualquer plataforma de streaming (@edufinvida), neste formato alcançamos cerca de 50 mil reproduções, em 60 países, tocamos em duas rádios católicas (Celinauta e Coroado), da região de Pato Branco, Francisco Beltrão-Palmas, uma série destes programas de rádio gravado têm especial atenção aos ouvintes, a série OS SANTOS E O DINHEIRO. Ao voltar de Assis (Itália) fizemos um giro por todos os decanatos da arquidiocese de Cascavel compartilhando as experiências e aprendizados. Colaboramos mensalmente com a revista Cristo Rei (Diocese de Toledo) e a revista Nossa Senhora Aparecida (arquidiocese de Cascavel), mas também já escrevemos para O Mensageiro de Santo Antônio e a revista mílite (dos franciscanos conventuais). O objetivo principal do EFV é ajudar as pessoas, famílias, comunidades e empresas a viverem aquilo que o papa disse ‘o dinheiro deve servir e não governar’”.

Segundo Dom Agamenilton Damascena, bispo de Luziânia (GO) e membro da Comissão Episcopal para a Cultura e a Educação da CNBB, o curso oferece um olhar transformador sobre o papel do dinheiro em nossas vidas. “Com as aulas, os participantes poderão descobrir uma via que os conduz a um horizonte mais amplo de vida. Veja só o título: ‘Educação Financeira para a Vida’ — aqui já está indicado: é o financeiro a serviço da vida, e não a vida submetida ao financeiro. Sem esse processo formativo, corremos o risco de idolatrar o dinheiro”, destacou.

O curso é voltado a professores, coordenadores pedagógicos, diretores e agentes pastorais de escolas, dioceses, paróquias e comunidades religiosas, além de juventudes, religiosos(as), catequistas, lideranças e animadores sociais, membros da Cáritas, acadêmicos, ativistas e qualquer pessoa de boa vontade interessada em educação financeira com sentido ético e humano.

Corpo docente
Entre os formadores confirmados estão:

  • Dr. Pe. Boris Agustin
  • Ms. Rosana Manzini
  • Ms. Ana Carolina Alves
  • Ms. Andreia Sambatti
  • Dr. Pe. João Carlos Almeida (Conselho Superior da ANEC)
  • Pe. Júlio César (Setor Educação da CNBB)
  • Ms. José Roberto Vasconcelos

A coordenação geral é de Augusto Martins, estudante de Licenciatura Canônica em Teologia Pastoral pelo Cebitepal, sob a direção institucional do Pe. Fábio Antunes e a secretaria acadêmica de Sofia Brizuela.

Bolsas de estudo:
Estão disponíveis bolsas de 50%, mediante solicitação no ato da inscrição: https://bit.ly/4jx3Ih6

Parcerias:

  • CEBITEPAL (Centro de Formação do CELAM)
  • ANEC (Associação Nacional de Educação Católica do Brasil)
  • CNBB – Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e a Educação
  • EFV (Educação Financeira para a Vida)

LITURGIA DIÁRIA

Últimos Posts