No último final de semana, entre os dias 18 e 20 de outubro, aconteceu o 25º Encontro Regional e Assembleia da Pastoral da Saúde do Paraná, no Centro de Formação Juan Diego, em Guarapuava (PR). Participaram 25 pessoas, entre coordenadores diocesanos e agentes da pastoral, e também o bispo de Cornélio Procópio e referencial para a Pastoral da Saúde, dom Marcos José dos Santos, e o assessor regional, padre Evandro Delfino.
O encontro teve início na sexta-feira, dia 18, com a missa na Catedral Nossa Senhora de Belém, presidida pelo bispo de Guarapuava, Dom Amilton Manoel da Silva, ladeado por Dom Marcos José e pelo padre Evandro.
Os três dias de encontro foram marcados por momentos de espiritualidade, de partilha e de formação. A Campanha da Fraternidade 2025, que tem como tema: “Fraternidade e Ecologia Integral”, foi o principal assunto abordado no encontro.
Segundo a coordenadora regional da Pastoral da Saúde, Márcia Zambrim, o encontro é ocasião para troca de experiências, reavivamento da vivência cristã e para se revigorar, tanto espiritualmente, quanto para novas expectativas para 2025. Confira, no vídeo abaixo, a entrevista concedida ao canal “Uriah Comunicacao”.
A Pastoral da Saúde é a ação evangelizadora de todo o povo de Deus, comprometido em promover, preservar, defender, cuidar e celebrar a vida, tornando presente no mundo de hoje a ação libertadora de Cristo na área da saúde. Tem como objetivo evangelizar com renovado ardor missionário o mundo da saúde, à luz da opção preferencial pelos pobres e enfermos, participando da construção de uma sociedade justa e solidária a serviço da vida. É importante a integração da Igreja e da sociedade para que o povo tenha mais saúde por meio do exercício da cidadania, e nessa tarefa o agente de pastoral da saúde tem um papel importante.
Karina de Carvalho Nadal – Jornalista da CNBB Sul 2, com informações da Diocese de Guarapuava