Na Catedral de Guarapuava, das 17h da sexta-feira dia 28 de março, até às 16h30 do sábado (29), a igreja estará aberta para todos que desejarem celebrar o Sacramento da Penitência, junto com uma rica programação incluindo a Adoração ao Santíssimo Sacramento.
A programação na Catedral Nossa Senhora de Belém inicia pontualmente às 17h, seguida da Adoração ao Santíssimo Sacramento inicialmente com a Legião de Maria. Às 19h acontecerá a Santa Missa com Via Sacra. Na sequência continua a Adoração ao Santíssimo sob a responsabilidade de setores da Igreja:
- 21h30 com a Pastoral Familiar,
- 23h30 Setor Juventude,
- 01h do sábado (29) Focolares e Cursilho,
- 02h30 RCC / Rosário Perpétuo,
- 04h30 Movimento Serra / Oficinas de Oração,
- 06h Religiosos / Religiosas e Seminários.
- Às 07h haverá Santa Missa, às 08h retorna a Adoração ao Santíssimo sob a responsabilidade do Apostolado da Oração,
- 10h Crismandos,
- 11h30 CPP / Copae,
- 12h30 Missionários das Santas Missões Populares,
- 14h Catequese / Infância Missionária,
- 15h Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão e outras pastorais e movimentos.
- O encerramento será às 16h30 com a benção do Santíssimo.
Com isso a Diocese de Guarapuava adere a proposta do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, enviada às dioceses católicas em fevereiro.
Segundo a carta, assinada pelo presidente do dicastério, Dom Rino Fisichella, a ideia é que pelo menos uma igreja em cada diocese possa permanecer aberta para permitir que todos que desejarem celebrem o Sacramento da Penitência, de preferência em um contexto de adoração eucarística. Tudo deve ser pastoralmente preparado de acordo com as próprias possibilidades da diocese.
Em Roma, a iniciativa será presidida pelo Papa Francisco com uma celebração penitencial na Basílica de São Pedro. Terminada a celebração, as confissões continuarão em algumas igrejas do centro histórico, que permanecerão abertas para acolher “todos aqueles que desejam encontrar o Senhor e experimentar a sua misericórdia”. A celebração, unida à adoração eucarística, continuará até as 16h de sábado, dia 29 de março, para terminar às 17h, com a celebração das Primeiras Vésperas, na Igreja de Santo Spirito in Sassia, santuário romano da Divina Misericórdia.
“A Nova Evangelização tem entre suas tarefas aquela de tornar mais central o Sacramento da Penitência. Por esta razão, propomos valorizar ao máximo o tempo da Quaresma como momento particularmente adequado para viver a experiência de evangelização à luz do Sacramento da Penitência”, escreveu Dom Rino.
Por: Jorge Teles
Jornalista – DRT/PR 7419
Radialista – DRT/PR 7071
Central Cultura de Comunicação
Cultura AM 560 – 93FM
Guarapuava – PR
(42) 3623-6423
por