Aconteceu nesse domingo, 11 de junho, no Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio, em Paranaguá (PR), o primeiro encontro do ano de capacitação para agentes da Pastoral da Saúde, na dimensão Aids, no Paraná, com a participação de 33 pessoas.   

Ao longo de todo o dia, o cronograma do encontro foi intercalado entre momentos de espiritualidade, de formação e de partilha. A primeira palestra foi conduzida pelo assessor regional da Pastoral da Saúde – Dimensão Aids, padre Gilberto Fernandes (CM), que fez uma reflexão bíblico teológica sobre o tema “estigma”. O segundo tema foi abordado pela dra. Claudia Michelon da Luz Wildner: “HIV/ AIDS – Aspectos psicológicos da adesão ao tratamento”. O terceiro tema, foi exposto pelo dr. Celso José dos Santos: “HIV/ AIDS – Estigma do ponto de vista histórico aos dias de hoje”.  

O encontro foi coordenado pelo padre Gilberto, junto à coordenação regional, que também apresentou o plano de ação da pastoral, o novo manual de Incidência Política e tratou sobre o fortalecimento do agente de pastoral.    

Uma missa ao final do dia, no Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio, marcou o encerramento do encontro. Padre Gilberto presidiu a missa, onde teve a oportunidade de agradecer a acolhida no Santuário, a presença de representantes do MISEV (Missionários Seculares Vicentinos) e a participação de todos.

Avaliando o encontro, padre Gilberto afirmou: “O encontro foi muito positivo, foi um momento de suma importância para voltarmos o olhar à centralidade da nossa fé, que é Cristo, para alimentarmos a nossa espiritualidade, o nosso engajamento, revigorarmos nossas estruturas, animando os nossos agentes, a fim de que possamos dar continuidade, com bastante entusiasmo e alegria, a essa grande missão pastoral da Igreja”.  

Karina de Carvalho – Assessora de Comunicação da CNBB Sul 2

LITURGIA DIÁRIA

Últimos Posts