Representantes da Pastoral Juvenil de todas as dioceses do Paraná estiveram reunidos neste final de semana
A Diocese de Palmas – Francisco Beltrão sediou, nos dias 7 e 8 de março, o Encontro da Pastoral Juvenil do Regional Sul 2 da CNBB Sul 2. Participaram 110 pessoas, representando as 18 dioceses do Paraná.

Com o objetivo de partilhar as ações evangelizadora da juventude no Paraná e traçar metas a partir das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja do Brasil, o encontro abordou temas como: Campanha da Fraternidade 2020; Jornada Diocesana da Juventude 2020: Levanta-te; Documento 85 da CNBB: Evangelização das juventudes – desafios e perspectivas pastorais; Documento 103 da CNBB: Pastoral Juvenil no Brasil – identidade e horizontes e a Exortação apostólica Pós-sinodal: Christus Vivit.

Entre os assessores das formações estavam Dom Amilton Manoel da Silva, bispo auxiliar de Curitiba, membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB e Referencial para a Pastoral Juvenil no Paraná; Irmã Valéria Andrade Leal, assessora da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB; e Padre Gustavo Florêncio, assessor eclesiástico da Pastoral Juvenil do Paraná.

Padre Gustavo explicou que o sentido da Pastoral Juvenil é reunir todas as expressões juvenis que existem no Paraná. “O sentido do encontro é fazer com que todas as dioceses que já têm o trabalho do setor juventude possam se encontrar para ter as diretrizes do próximo ano. Então, uma vez ao ano, nos encontramos com os assessores diocesanos, com os núcleos diocesanos que trabalham com as diversas pastorais, movimentos e associações jovens para que, juntos, possamos traçar um direcionamento de como trabalhar com os jovens ou o que fazer na evangelização das juventudes”, disse o sacerdote.
Além da formação, os participantes tiveram momentos de partilha, convivência, oração e espiritualidade. No sábado à noite, dia 7, reuniram-se para Adoração ao Santíssimo e no domingo pela manhã, dia 8, iniciaram o dia com a missa, presidida por Dom Amilton Manoel da Silva.
Confira a reportagem produzida pela Pascom da Diocese de Palmas e Francisco Beltrão
(Texto: Karina de Carvalho – Assessora de Comunicação da CNBB Sul 2 / Fotos: Pascom da Diocese de Palmas-Francisco Beltrão)
por