DSC_5721

Ouça uma matéria, com a participação de dom João Bosco, bispo de Osasco (SP), eleito para presidir a Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família. = clique aqui =

 

Dom Biasin 225x225

Nesta quarta-feira, oitavo dia da Assembleia, foi divulgado, ainda na parte da manhã, o nome do bispo de Barra do Piraí – Volta Redonda (RJ), dom Francisco Biasin, para presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso da CNBB. O presidente reeleito recebeu 197 votos do total de 276, superando a maioria absoluta exigida no escrutínio, que era de 139 votos. O bispo já está à frente da Comissão desde 2011. O objetivo geral desta comissão é promover o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso na Igreja Católica no Brasil, à luz das orientações do magistério eclesial, em atenção à pluralidade religiosa do país.

 

Dom Guilherme 270x244

O bispo de Ipameri (GO), dom Guilherme Werlang, foi reeleito no segundo escrutínio para presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o serviço da Caridade, Justiça e Paz da CNBB. Ao receber 184 votos dos 283 válidos, dom Guilherme ultrapassou a maioridade absoluta necessária de 143 votos para ser eleito. O bispo já é presidente da comissão que trabalha junto às Pastorais Sociais desde 2011.

 

Dom Joo Justino 235x235

O bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG), dom João Justino de Medeiros Silva, foi eleito no segundo escrutínio para presidir a Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Dom João Justino recebeu 227 votos do total de 280 votantes.

 

dom_vilson_basso 420x450

O bispo auxiliar de Caxias do Sul (RS), dom Vilsom Basso, SCJ, foi eleito no primeiro escrutínio para presidir a Comissão Episcopal para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Dom Vilson Basso recebeu 171 dos votos do total de 273 votantes.

 

Dom João Bosco Barbosa de Sousa

O presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispo do Brasil (CNBB) foi eleito na tarde desta quarta-feira, 22, ainda no primeiro escrutínio para o cargo. A comissão terá o bispo de Osasco (SP), dom João Bosco Barbosa de Sousa, à frente dos trabalhos.  Dom João foi bispo de União da Vitória e presidente do Regional Sul 2 da CNBB.

 

Dom Darci Nicioli

Foi eleito no segundo escrutínio para presidir a Comissão Episcopal Pastoral para Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) o bispo titular de Tito e auxiliar de Aparecida (SP), dom Darci José Nicioli. Ele recebeu 207 votos, ultrapassando a maioria absoluta requerida de 138.

 

Mais eleitos para presidência das comissões:

Na terça-feira (21) foram eleitos: presidente da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada – dom Jaime Spengler, arcebispo metropolitano de Porto Alegre (RS); presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato – dom Severino Clasen, bispo de Caçador (SC); presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial – dom Esmeraldo Barreto de Farias, bispo auxiliar de São Luís (MA); presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Animação Bíblico-catequética – dom José Antônio Peruzzo, arcebispo de Curitiba (PR); presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé – dom Pedro Carlos Cipollini, bispo de Amparo (SP); presidente da Comissão para Liturgia – dom Armando Bucciol, bispo de Nossa Senhora do Livramento (BA).

 

Os eleitos para a presidência

Na segunda-feira (20) a Assembleia elegeu seu presidente, vice presidente e secretário geral, sendo dom Sérgio da Rocha o novo presidente, dom Murilo Krieger vice presidente e dom Leonardo Steiner reeleito secretário geral da entidade.

LITURGIA DIÁRIA

Últimos Posts